Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Dezembro de 2017 às 08:04

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa, pressionadas por tecnologia

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (5), com uma última onda de liquidação de ações de tecnologia em Wall Street pesando nos negócios de Japão, Taiwan, Hong Kong e Shenzhen.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (5), com uma última onda de liquidação de ações de tecnologia em Wall Street pesando nos negócios de Japão, Taiwan, Hong Kong e Shenzhen.
Grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Microsoft, Amazon.com e Facebook, tiveram fortes perdas em Nova Iorque ontem, influenciando ações do setor em partes da Ásia.
Foi o caso do mercado de Tóquio, onde o Nikkei caiu 0,37% hoje, a 22.622,38 pontos, em sua segunda queda consecutiva. Influenciaram também o índice relatos de que o governo japonês está ampliando sua tecnologia antimísseis, em resposta às ameaças da Coreia do Norte. Em testes realizados este ano, o regime norte-coreano lançou vários mísseis que caíram no litoral do Japão.
A bolsa taiwanesa foi igualmente prejudicada por papéis de tecnologia e o Taiex recuou 0,79%, a 10.566,85 pontos.
Em Hong Kong, o Hang Seng foi pressionado no fim do pregão, terminando o dia com queda de 1,01%, a 28.842,80 pontos, o menor nível em um mês. O portal chinês Tencent respondeu pela maior parte da baixa, com um tombo de 3,2%.
Na bolsa chinesa de Shenzhen, que tem muitas empresas de tecnologia, o índice local caiu 1,89%, a 1.866,98 pontos. Já o principal índice acionário da China, o Xangai Composto, recuou 0,18%, a 3.303,68 pontos. Circulam rumores de que os mercados chineses têm proibido grandes fundos mútuos de vender ações nos negócios da tarde.
Ficou em segundo plano pesquisa da IHS Markit mostrando que o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços chinês subiu de 51,2 em outubro para 51,9 em novembro. Leituras acima de 50 indicam expansão de atividade.
As exceções na Ásia foram o sul-coreano Kospi, que subiu 0,34% em Seul, a 2.510,12 pontos, graças ao bom desempenho de papéis de siderurgia e construção, e o filipino PSEi, que avançou 0,75% em Manila, a 8.145 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana encerrou um pregão volátil no vermelho, pressionada por ações de bancos domésticos. O S&P/ASX 200 caiu 0,23% em Sydney, a 5.971,80 pontos. Como se previa, o Banco Central da Austrália, conhecido como RBA, manteve hoje sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%, patamar em que se encontra desde agosto do ano passado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO