Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 às 18h29min

Corrupção no futebol

O que muitos brasileiros desconfiavam acabou se concretizando: havia corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e da grossa, na venda dos direitos de transmissão dos jogos da Seleção Brasileira. Os cartolas da CBF estão sendo processados nos Estados Unidos. Aqui, o senador Romário (Podemos-RJ), ex-jogador de futebol, disse isso em livro há cerca de um ano. Ninguém deu bola, literalmente. Somos o País da impunidade. (Geraldo Mendes, Porto Alegre)
Cotas na universidade
Atacam demais os políticos por conta da corrupção entre parlamentares federais. Tudo bem. Mas e agora que descobriram que centenas de "negros" e "pardos" que entraram na Ufrgs mediante cotas raciais eram bem brancos? Corrupção desde a mocidade? São políticos? E, por favor, vir com a teoria jurídica de que eles têm "ancestralidade" com raízes negras é debochar da inteligência alheia. Esquecem o velho ditado popular que todos nós, brasileiros, "temos um pezinho na África"? (Inês Sobral, Porto Alegre)
Donald Trump
O destemperado Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, quer mesmo incendiar o mundo. Fala demais, geralmente besteiras. Agora, após uma relativa calma na questão Israel x Palestina, ele volta a incendiar mentes e corações, declarando que Jerusalém é a capital de Israel, deslocando para lá a embaixada do seu país. Será o único país do mundo a fazer isso. A paz entre os possíveis dois estados vai acabar por causa desse arroubo louco de Trump. (Júlio Cézar Real, Viamão/RS)
Funcionalismo
O pessoal que vive criticando o parcelamento dos vencimentos no Estado e na prefeitura de Porto Alegre deve estar vibrando com a não venda das ações excedentes do Banrisul. Agora, sim, o fim de ano dos servidores estaduais será sem o 13º salário. Um pavor financeiro. (Maia do Carmo Soares, Porto Alegre)
Esporte é educação
Sou de uma geração em que a prática de esportes em Porto Alegre era muito difundida. Tínhamos campeonatos de atletismo, vôlei masculino e feminino, e basquete incorporando as chamadas então de "pracinhas", mantidas pela prefeitura, todas ainda existentes. Os clubes esportivos, como Petrópole, União e Sogipa, também participavam, além da dupla Grenal e do Cruzeiro. Os adolescentes estudavam e jogavam muito, incluindo os torneios citadinos, nos sábados à tarde. As "pracinhas" mais atuantes eram as do Alto da Bronze, Florida, Jaime Telles e Garibaldi. Para mim, resumindo, educação e esporte se complementam. Com eles é que mudaremos o Brasil. (José Ary Andrade, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia