Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 19 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 20/12/2017. Alterada em 19/12 às 21h22min

Autonomia em energia solar

O Campus da Univali, instalado no moderno bairro universitário de Biguaçu (SC), começa a operar, nesta sexta-feira, uma usina de geração de energia renovável composta por 596 painéis fotovoltaicos que ocupam área superior a mil metros quadrados e potência instalada de 157 kW com capacidade para gerar 196 MWh anuais. Com isso, ele será o primeiro campus do Brasil a gerar 100% da energia consumida e abrangerá também os campi de Itajaí e Balneário Piçarras, envolvendo os sistemas de iluminação, ar-condicionado e geração local de energia. Em paralelo, foram, ainda, tomadas medidas para redução do gasto de energia, como a troca de 8,4 mil lâmpadas fluorescentes por LED, com redução de 57% do consumo.
Fortus sem crise
Os 11 trimestres de recessão, que encolheram o PIB brasileiro em 8,6%, não impediram o grupo Fortus, integrado por seis empresas, de elevar em 17% seu faturamento neste ano sobre o anterior. Para 2018, a meta é manter o patamar de 17% e conquistar novos sócios e unidades.
O que é pejotização
Os idiomas são organismos vivos, e isso fica evidente no surgimento crescente de neologismos. É o caso recente do termo pejotização, referente à pessoa jurídica. É quando um trabalhador, em geral mais qualificado, deixa de ser considerado pessoa física e passa a prestar serviços como pessoa jurídica.
Seja sócio do bem
A Unicred Porto Alegre coloca no ar, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Sócios do bem - O poder de ajudar está na sua mão. É para fomentar doações a instituições beneficentes via canal na internet que facilita a doação. O site tem, ainda, uma "Calculadora do Bem" para calcular o valor deduzível do Imposto de Renda.
Priorizar a prevenção
Muitas empresas apostam no planejamento preventivo em processos de reestruturação como alternativa à recuperação judicial, afirma Gabriele Chimelo, sócia da Scalzilli Althaus. "Isso permite que as organizações, sufocadas pelas limitações impostas pela Lei de Recuperação Judicial, não percam força no mercado."
Um novo endereço gastronômico
A marca de farinhas Panfácil, produzida pelo Moinho Estrela, de Canoas, está presente com exclusividade em novo endereço gastronômico e cultural recém-inaugurado. É o Justo, um café, padaria, confeitaria e ambiente de convivência que abriu, neste mês, nas escadarias da Borges de Medeiros, 741, no viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre. Para produzir pães e sanduíches com fermentação natural e doces especiais, o publicitário Adelino Bilhalva, conhecido por vencer um reality show de cozinheiros, resolveu buscar um modelo único e local para construir seu negócio. "A Panfácil abraçou o projeto e viabiliza preparos especiais, como chibatas, focaccias e brownies, por valores mais acessíveis do que os usuais", explica.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia