Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 26 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

LEITURA

Notícia da edição impressa de 27/12/2017. Alterada em 26/12 às 17h30min

Contabilidade didática e acessível

REPRODUÇÃO/JC
Qual o objetivo da contabilidade? Quais são os desafios para atingir esse objetivo dentro do processo contábil? Temos os fundamentos teóricos de que precisamos para o desenvolvimento profícuo dessa área do conhecimento humano? Sem respostas definitivas, mas com poder de gerar muitos outros questionamentos é que o livro dos especialistas Eduardo Flores, Guillermo Braunbeck e Nelson Carvalho chega ao mercado nacional. Destinado a professores e alunos da área contábil, Teoria da Contabilidade Financeira - Fundamentos e Aplicações reúne discussões feitas em sala de aula ao longo da carreira dos autores.
"Entendemos como fenômeno contábil o processo observado a partir da firma que deriva das relações econômicas e que transforma dados em informação. Informação que valida, desafia e até mesmo subsidia novas relações e decisões a serem tomadas", introduzem os autores. Estruturado em sete capítulos, o livro permite a retomada de conceitos econômicos básicos, aplicabilidade das teorias, visão de grandes pensadores na área, além de questões objetivas, ao final, para testar conhecimento. A obra serve como ferramenta importante de estudo das teorias de contabilidade financeira para os cursos de graduação e pós-graduação, podendo, também, ter papel de guia aos docentes e pesquisadores envolvidos com o tema.
Não obstante, Teoria da Contabilidade Financeira - Fundamentos e Aplicações não se limita ao âmbito acadêmico e pode ser aplicado na prática profissional, pois aborda temas como a captura, mensuração e divulgação de eventos econômicos.
De acordo com os autores citados na obra, "a contabilidade, seja no setor público ou privado, tem o seu papel associado não somente ao gerenciamento de recursos financeiros, mas também aos padrões de visibilidade organizacional, e pode reforçar ou até mesmo criar padrões de poder e influência do ambiente organizacional e institucional". Esse exemplar, feito a nove mãos, agrupa os saberes básicos para seguir avançando nas práticas contábeis ou traçar o norte para sua empresa.
Teoria da Contabilidade Financeira - Fundamentos e Aplicações; Eduardo Flores, Guillermo Braunbeck e Nelson Carvalho; Editora Atlas; 208 páginas; R$ 85,00
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia