Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 12 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

LEITURA

Notícia da edição impressa de 13/12/2017. Alterada em 12/12 às 18h44min

Contabilidade de custos

reprodução/JC
Os empreendedores, em sua maioria, conhecem o produto ou o serviço que oferecem, mas descuidam dos conhecimentos que lhe permitem fazer uma gestão financeira e contábil eficiente, aponta a sócia-fundadora da Compliance Comunicação Empresarial, Ana Borges. Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e professora em disciplinas de Economia e Finanças, ela lança seu segundo livro, "Contabilidade de custos aplicada à gestão de negócios" pela editora Érica, de olho no problema.
A contabilidade de custos é a que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos. É o registro contábil das operações de produção de uma empresa, por meio das contas de custeio. Ela controla e registra a movimentação dos componentes, e informa ao administrador, assim, quais os resultados que necessitam de providências, auxiliando na solução de problemas de diversas naturezas.
A obra apresenta, de forma simples e clara, os principais conceitos que os administradores devem ter em mente para preservar a saúde financeira dos negócios, como gestão de custos, receita, fluxo de caixa, entre outros. A máxima do livro é que criar um comércio, produzir algo ou prestar um serviço inovador ou que gere uma grande demanda não é garantia de sucesso. Mesmo se este envolver a melhor ideia do mundo.
Ana também usa, em diversas passagens do livro, sua experiência como empreendedora, que teve início quando tinha apenas 10 anos, vendendo bijuterias com a mãe. "A ideia é ensinar como a aplicação desses conceitos pode resultar em redução de riscos, maior controle e aumento da rentabilidade. O livro demonstra como implantar esta ferramenta em diversos tipos de empresas e como os dados podem ser analisados e transformados em informação útil para o planejamento estratégico", afirma.
Autora de "Gestão de Fundos de Investimento" (Inbook, 2012) e do material pedagógico da disciplina Políticas Econômicas do curso EaD em Contabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a jornalista ainda tem 15 anos de experiência no acompanhamento do mercado financeiro e de capitais, micro e macroeconomia, atuando em diversos veículos de imprensa brasileiros.
Contabilidade de custos aplicada à gestão dos negócios; Ana Borges; Editora Érica/Saraiva; 256 páginas; R$ 94,00
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia