Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 19 de Dezembro de 2017 às 18:07

Projeto Gema viabiliza o protagonismo de artistas gaúchos

Equipe percorreu municípios do Interior para destacar pluralidade e talentos musicais

Equipe percorreu municípios do Interior para destacar pluralidade e talentos musicais


/PROJETO GEMA/DIVULGAÇÃO/JC
Camila Silva
Que tipo de música é produzido no Rio Grande do Sul? Quais são os mestres que influenciam os mais jovens? Essas são apenas algumas questões que o Gema - projeto multimídia idealizado e conduzido pelo produtor e pesquisador musical Lucas Luz -, mesmo que sem querer, se propõe a responder.
Que tipo de música é produzido no Rio Grande do Sul? Quais são os mestres que influenciam os mais jovens? Essas são apenas algumas questões que o Gema - projeto multimídia idealizado e conduzido pelo produtor e pesquisador musical Lucas Luz -, mesmo que sem querer, se propõe a responder.
A iniciativa consiste em um registro audiovisual que apresenta a pluralidade musical produzida no Estado, a partir de pesquisas que estudaram os elementos e as linguagens musicais presentes em tradições ancestrais e folclóricas do território gaúcho.
Entre os meses de março e novembro de 2015, a equipe de produção se propôs a percorrer as estradas do Rio Grande do Sul em busca de música tradicional gaúcha. Com o intuito de conhecer os músicos e torná-los protagonistas, passou, em média, dois dias vivenciando a rotina e entendendo o papel que cada artista exerce na comunidade na qual está inserido.
A viagem resultou em um conteúdo que pode ser reproduzido em multiplataformas, lançado no ano de 2016. Ao todo, a primeira temporada do Gema é composta por 10 documentários em curta-metragem, com duração de sete a 12 minutos. Fotografias, textos, diário de bordo, entrevistas e podcasts completam a lista dos conteúdos produzidos pela equipe.
Antes de abrir a sua própria produtora de música, a Dasluz, Luz trabalhou durante três anos em uma produtora de música nativista e, por esse motivo, vivenciou um pouco mais da musicalidade gaúcha. A partir dessa experiência, sentiu a necessidade de ampliar o seu conhecimento sobre a produção musical do Estado. Para colocar o projeto em pé, Luz convidou profissionais da área, que, coincidentemente, também são seus amigos: o músico e pesquisador Ismael Oliveira; o sound designer Rafael Rodrigues; o diretor de vídeos Francisco Cadaval; e o diretor de arte Mario Ferrari completam a equipe de produção.
O pesquisador escreveu o projeto e o inscreveu no edital do Natura Musical de 2015. A edição desafiou artistas e pesquisadores a realizar um programa que retratasse a musicalidade de cada região do País. Além do apoio do Natura, o Gema contou com o financiamento do Pró-Cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Ao todo, 18 mestres musicais foram mencionados e10 foram selecionados por serem referência musical. 
Para batizar o projeto, os organizadores se basearem em um ovo, no qual a gema é a parte mais rica em substâncias nutritivas. Cada mestre é uma gema. Entre esses nomes está Juliano Trindade, mais conhecido como "Bonitinho", artista de renome nos salões e nos Centros de Tradicionalismo Gaúcho (CTGs) por todo o território do Estado.
Faustino Antônio trouxe para o projeto a história do Maçambique de Osório, grupo tradicional da população negra da cidade devota de Nossa Senhora do Rosário que realiza uma festa em homenagem à santa. A música alemã é representada pela banda Goela Seca, que, desde 1970, contemplada a cidade de Feliz, com a musicalidade da banda composta por instrumentos como saxofone, trombone, agê e acordeão.
Os organizadores aconselham que o conteúdo produzido seja utilizado como material complementar em salas de aula, nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Artes e Música, já que os processos migratórios do Estado podem ser observados por meio das influências de cada protagonista. Todo o conteúdo que foi produzido pelo Gema pode ser acompanhado on-line (streaming) ou por meio de download no site www.projetogema.com.br.
Atualmente, os gastos para manter o projeto no ar estão sendo bancados por Luz. Quanto ao futuro do projeto, o produtor sonha alto, e a segunda temporada já está sendo pensada. Entretanto, para garantir o futuro do projeto, o idealizador ainda busca possíveis financiadores, que podem entrar em contato por meio do site do Gema. Além disso, a ideia é tornar o Gema um instituto, possibilitando, assim, a ampliação das pesquisas sobre a história musical do Rio Grande do Sul. "A música gaúcha sempre foi mais brasileira do que se imagina, seja pelas influencias do rádio ou daqueles que desbravaram outras 'ondas' e por aqui chegaram", aponta Luz.
O programa Natura Musical patrocina projetos de renovação da música brasileira e preservação do legado por meio de diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam iniciativas de diversos formatos e estágios da produção cultural, por meio da Lei Rouanet. Ao longo dos seus 12 anos de existência, o programa já apoiou mais de 1.350 produtos culturais - mais de 1.200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e cinco filmes.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO