Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 15 de Novembro de 2017 às 17:03

Ministro Barroso nega intenção de ser candidato à presidência

Principal contraponto a Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luis Roberto Barroso negou, ontem, que considere se candidatar à presidência da República nas eleições de 2018.
Principal contraponto a Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luis Roberto Barroso negou, ontem, que considere se candidatar à presidência da República nas eleições de 2018.
A hipótese foi citada pelo colunista Elio Gaspari, que, ao analisar o quadro político e possíveis candidatos para a disputa do próximo ano, afirmou que Barroso "não tem a marca do ex-presidente do STF, mas preenche o requisito da ficha limpa de quem nunca se meteu em política eleitoral nem com governos".
No STF, Luis Roberto Barroso é o maior representante de temas considerados progressistas. Partiu dele, por exemplo, propostas de descriminalização do uso de drogas e da prática do aborto para grávidas com até três meses de gestação. Recentemente, ele protagonizou um bate-boca com Gilmar Mendes, em que acusou o colega de toga de ter "parceria com a leniência" diante de crimes de colarinho branco.
Mendes, por sua vez, acusou o ministro de ser "advogado de bandidos internacionais" - antes de ser nomeado para o Supremo, Barroso foi advogado do terrorista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália, mas refugiado político no Brasil por decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Li hoje o artigo de Elio Gaspari que, analisando o quadro político, menciona o meu nome como possível alternativa a candidato a presidente da República. Gostaria de afirmar, de forma categórica, que eu vivo para pensar o Brasil e ajudar a aprimorar as instituições, mas sempre dentro da minha missão como professor e, circunstancialmente, como ministro do STF. Asseguro que não passa pela cabeça qualquer projeto eleitoral, circunstância que comprometeria a autoridade e a independência de minhas posições", disse Barroso ontem.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO