Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 21 de Novembro de 2017 às 09:22

Governo Trump anuncia fim de asilo temporário para haitianos

O governo de Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (21) o fim a partir de julho de 2019 de um asilo temporário para haitianos nos Estados Unidos. O benefício foi concedido depois do terremoto de 2010 e permitiu a cerca de 50 mil haitianos morarem legalmente nos Estados Unidos.
O governo de Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (21) o fim a partir de julho de 2019 de um asilo temporário para haitianos nos Estados Unidos. O benefício foi concedido depois do terremoto de 2010 e permitiu a cerca de 50 mil haitianos morarem legalmente nos Estados Unidos.
"Hoje [segunda-feira] a secretária interina de Segurança Interior, Elaine Duke, anunciou sua decisão de cancelar a designação de Status de Proteção Temporária [TPS, na sigla em inglês] para o Haiti, com vigência de 18 meses para permitir uma transição ordenada antes de que a designação acabe, em 22 de julho de 2019", anunciou a administração em um comunicado.
Em maio passado, ao anunciar a renovação do TPS para o Haiti até 22 de janeiro de 2018, o então secretário de Segurança Interior e atual chefe de gabinete de Trump, John Kelly, advertiu que o país caribenho provavelmente não voltaria a ser designado como beneficiário do TPS no futuro.
Na segunda-feira (20), a titular do Departamento de Segurança Interior (DHS) confirmou essa possibilidade, afirmando que as condições que motivaram a inclusão do Haiti no TPS mudaram.
"Com base em toda a informação disponível, incluindo as recomendações recebidas como parte de um processo de consulta interinstitucional, a secretária interina Duke determinou que essas condições extraordinárias mas temporárias causadas pelo terremoto de 2010 já não existem", indicou.
O TPS, um mecanismo criado pelo Congresso americano nos anos 1990 para amparar imigrantes que por desastres naturais ou conflitos armados não podiam regressar com segurança a seus países, foi concedido pelo governo de Barack Obama ao Haiti após o terremoto de janeiro de 2010, que provocou a morte de mais de 200 mil pessoas e obrigou o deslocamento de aproximadamente um milhão de haitianos.
A decisão de terminar o TPS para os haitianos é parte de um esforço amplo de Trump para aumentar as restrições sobre a imigração, apesar dos pedidos contrários de democratas e até de alguns republicanos.
O senador republicano pela Flórida Marco Rubio publicou um artigo no jornal "Miami Herald" na sexta (17) pedido ao governo federal que renovasse a permissão de asilo temporário para os haitianos por mais 18 meses devido a novos desastres naturais e problemas de saúde e segurança no país.
A secretária interina Duke anunciou em setembro que o asilo para imigrantes do Sudão terminaria em 2018, mas renovou a concessão de proteção para o Sudão do Sul até a metade de 2019.
Já em novembro, ela decidiu encerrar os vistos para imigrantes da Nicarágua, mas renovar a concessão para os hondurenhos -os dois países entraram no TPS após um furacão atingir a América Central em 1999.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO