Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 02 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Educação

Notícia da edição impressa de 03/11/2017. Alterada em 02/11 às 22h33min

Enem começa no domingo com polêmica na redação

Mais de 6,7 milhões de estudantes brasileiros estão inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se inicia neste domingo. Em 2017, a prova estreia em novo formato, com aplicação dividida em dois domingos consecutivos - este e o do dia 12 de novembro. Ao todo, 1.725 municípios receberão o exame.
O novo modelo envolve alguns critérios antes não estabelecidos na redação, como o desrespeito aos direitos humanos como eliminatório para o candidato. Uma liminar concedida pela Justiça Federal na semana passada, contudo, estabelece que a violação aos direitos humanos nas redações não pode causar a anulação da etapa. A liminar foi obtida pelo Movimento Escola Sem Partido, que reclama de cerceamento da liberdade de expressão. 
Mesmo assim, o ministro da Educação, José Mendonça Filho, recomendou que os estudantes respeitem o critério. "O respeito aos direitos humanos é um pressuposto democrático", afirma. O Ministério da Educação já foi notificado da liminar e vai recorrer da decisão.
No novo formato, a redação passará a ser aplicada no primeiro dia do exame, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração da avaliação é de, no máximo, cinco horas e 30 minutos. No domingo seguinte, será a vez de os participantes responderem a questões de Ciência da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de quatro horas e 30 minutos. O teste começará, em ambos os dias, às 13h30min. Os portões dos locais de prova se fecharão às 13h.
Para fazer a prova, será obrigatória a apresentação, por todos os participantes, de documento oficial com foto. Não serão aceitas cópias autenticadas. Os únicos tipos de canetas permitidas são as de corpo transparente e tinta preta.
Pela primeira vez, a prova será personalizada com o nome e o número de inscrição do participante. O local e o endereço da prova podem ser consultados pelo aplicativo do Enem e no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (http://www.inep.gov.br/). Os participantes que precisarem de atestado de comparecimento deverão imprimir a declaração no site do exame e colher a assinatura do coordenador do local.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia