Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Sociedades Cooperativas

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 20h20min

Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo aplica boas pr�ticas de gest�o e atendimento

Uma das diretrizes estrat�gicas � o engajamento em causas voltadas ao bem comum

Uma das diretrizes estrat�gicas � o engajamento em causas voltadas ao bem comum


UNIMED/DIVULGA��O/JC
Presente todos os anos na premiação, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquista, pela quarta vez, o troféu de Responsabilidade Social. É a segunda vez que figura no topo na categoria Sociedades Cooperativas. "Buscamos o equilíbrio entre a situação, a excelência no atendimento aos clientes e nossa presença nas comunidades em que atuamos. E as ferramentas de gestão nos mostram a direção para trilhar este caminho", afirma o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.
Em 2004, conquistou o 1º lugar na categoria Empresas de Médio Porte. Em 2010, foi a vez do Troféu Destaque RS, na categoria Grandes Empresas. Em 2013, o troféu veio entre as Sociedades Cooperativas, mesma conquista deste ano. Em todas as outras edições, a Unimed VTRP conquistou a Medalha de Responsabilidade Social, que reconhece as boas práticas dos envolvidos.
Aliás, são as boas práticas de gestão interna e também para a comunidade que levam a cooperativa a este destaque. "O desenvolvimento sustentável é um desafio para qualquer instituição. E ele precisa estar aliado ao desenvolvimento humano. E é isso que procuramos. Temos programas que envolvem nossos colaboradores no voluntariado empresarial, que contribuem com o trabalho desenvolvido pelas entidades sociais. Com o Programa Viver Bem na Escola, dá suporte aos educadores em temas como sexualidade e drogadição, além de outras campanhas, sendo uma delas Eu Ajudo Na Lata, no qual já conseguimos doar 19 cadeiras de rodas para a nossa comunidade", afirma Jelci Danielli, coordenadora da área de Gestão da Sustentabilidade da cooperativa médica.
Uma das diretrizes estratégicas da Unimed VTRP é o engajamento em causas voltadas ao bem comum. Atualmente, a cooperativa apoia duas iniciativas globais: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), no qual busca alinhar suas práticas socioambientais aos objetivos; e o Pacto Global, sendo que a Unimed tornou-se signatária do Pacto Global no ano de 2012, quando passou a fortalecer as práticas que atendam ao conjunto de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, padrões trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Anualmente, a Cooperativa também faz a Communication on Progress à Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde 2015, a bandeira da inovação vem sendo trabalhada e assimilada como cultura corporativa. Neste ano, todos os colaboradores passaram por treinamento dentro da metodologia do Design Thinking, e agora estão desenvolvendo, através de grupos de cocriação, sugestões de melhorias nos processos da cooperativa. Uma plataforma on-line, o Innovare, auxilia neste processo.
Outro investimento dos últimos anos, que já traz frutos para a Unimed VTRP, é o Sistema Integrado de Gestão do Atendimento. Ele comunica médicos, clínicas, hospitais e laboratórios, agilizando e trazendo mais segurança aos procedimentos, levando a gestão da saúde dos clientes a um novo patamar.
Com sede em Lajeado, e abrangência de 59 municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí, a Unimed VTRP conta atualmente com o Nível I na Acreditação - principal auditoria dos planos de saúde no Brasil - e figura, pelo 14º ano consecutivo, na pesquisa da Revista Exame de Melhores Empresas para Trabalhar. No que diz respeito à Acreditação - que, assim como o Troféu Responsabilidade Social, analisa as práticas de gestão, e vai além conferindo a qualidade dos atendimentos dos clientes e da rede ofertada -, a Unimed VTRP é benchmarking no setor da saúde suplementar.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online