Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

M�dias Empresas

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 20h23min

Meta da Fruki � crescer de maneira sustent�vel

Eggers destaca que a trajet�ria da empresa sempre foi marcada por um forte comprometimento junto � sociedade

Eggers destaca que a trajet�ria da empresa sempre foi marcada por um forte comprometimento junto � sociedade


FRUKI/DIVULGA��O/JC
A Fruki participa do Prêmio de Responsabilidade Social desde 2006 e teve seu trabalho social e ambiental certificado em todas as edições. Segundo o diretor-presidente Nelson Eggers, a trajetória da empresa sempre foi marcada por um forte comprometimento junto à sociedade. "Aprendemos, desde o início, a buscar o crescimento de maneira sustentável, com base nas boas práticas de gestão e aliados ao que é possível executar para manter os recursos naturais disponíveis e em condições de beneficiar a todos. Nossos profissionais aprendem e são incentivados a incorporar, desde os primeiros momentos em que ingressam na equipe, um espírito colaborativo e o tão saudável entendimento de que é possível viver em harmonia, conciliando trabalho e respeito ao meio ambiente", afirma Eggers.
A gestão ambiental da Fruki engloba o tratamento de resíduos líquidos, tratamento de resíduos sólidos, tratamento de emissões atmosféricas e o Programa Tecnologias Limpas. Toda a água que não pode ser mais utilizada é encaminhada para a Estação de Tratamento de Efluentes. Esta estação possui um sistema por lodo ativado, que bioxida a matéria-orgânica para que a água seja disposta no corpo receptor, de forma que impacte da menor forma possível no meio ambiente. Quanto aos resíduos sólidos, todo o lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes (tratamento primário e biológico) é incorporado em solo agrícola em área licenciada pertencente a Fruki, destinada ao cultivo de hortifrutigranjeiros e de árvores nativas.
Além do lodo, são incorporados ao solo resíduos como as cinzas da caldeira. Por intermédio de parcerias com organizações governamentais e privadas, a empresa atua na sensibilização da sociedade quanto à recuperação e preservação de recursos naturais. Em todas as áreas está presente a coleta seletiva de resíduos, através de recipientes devidamente identificados. Em 2016 foram enviadas 626 toneladas de material para a reciclagem, o que equivale a 98,5 do total dos resíduos gerados na empresa.
Os gases emitidos pela caldeira são controlados por um filtro com cortina de água, impedindo a emissão de fuligem para o meio ambiente. Toda frota é gerenciada pelo setor de manutenção, que garante o bom funcionamento dos veículos e a necessidade de troca, reduzindo os impactos nas emissões atmosféricas. De acordo com Eggers, outras ações também são mantidas pela empresa diante do compromisso de respeito ao meio ambiente.
A empresa utiliza ainda rótulo de papel na Água da Pedra e no Frukito, substituindo o uso do plástico. Os estoques das embalagens das linhas de produção estão localizados estrategicamente próximos à sua respectiva linha, reduzindo o uso da empilhadeira. Nestes equipamentos, existe um controle de velocidade, diminuindo o consumo de gás, além de aumentar a segurança dos operadores.
"De pequenas atitudes até modificações mais profundas, entendemos que sempre é possível melhorar nossos processos e, consequentemente, nosso relacionamento com o ambiente que nos cerca. Prova disso é o reconhecimento constante que temos obtido junto a importantes órgãos e instituições, com premiações e distinções na área de responsabilidade social, fato que certamente motiva nossa equipe para dar sequência a este trabalho. Acreditamos cada vez mais na multiplicação dos exemplos positivos, formando uma corrente onde os elos sejam duradouros e resistentes", completa o diretor-presidente.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online