Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

Entidades Governamentais

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 20h16min

Corsan: gest�o focada na transpar�ncia

Objetivo � universalizar o acesso ao saneamento b�sico �s diferentes comunidades

Objetivo � universalizar o acesso ao saneamento b�sico �s diferentes comunidades


/ASSESSORIA DE COMUNICA��O SOCIAL CORSAN/DIVULGA��O/JC
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) adotou o aprimoramento das boas práticas de Governança Corporativa. O diretor-presidente, Flávio Ferreira Presser, explica que o processo de estruturação, com base em princípios do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, teve início no final de 2015. Em 2016 e 2017, foram realizadas várias ações, como a implementação de um conjunto de políticas e práticas orientadas para diversos objetivos, entre eles, dar maior visibilidade e transparência às decisões da companhia que afetam os diversos públicos com os quais se relaciona. Em paralelo a esse processo, a Lei nº 13.303/16, conhecida com Lei das Estatais, exige padrões de Governança e Gestão das empresas públicas e sociedades de economia mista.
"As ações de aprimoramento das práticas de Governança Corporativa da Corsan objetivam preservar e aumentar o valor da companhia e o retorno para a sociedade, a equidade de tratamento com todas as partes relacionadas, aumentar os mecanismos de controle e dar mais transparência às suas ações, atender às novas exigências por mais e melhores serviços, e - por último, mas não menos importante - atender à Lei das Estatais", afirma Presser.
Para o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Corsan, Jorge Melo, o prêmio de Responsabilidade Social é o reconhecimento da atuação da empresa na promoção da saúde e da qualidade de vida da população. "Estamos atentos ao nosso papel social. A Corsan busca, por meio de sua Política de Sustentabilidade Socioambiental, estabelecer objetivos, diretrizes e responsabilidades para realizar a gestão das atividades de forma sustentável social e economicamente, refletindo o compromisso em adotar práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente", diz ele.
Nas diretrizes de sustentabilidade, a estatal busca universalizar o acesso ao saneamento básico às diferentes comunidades - principalmente às menos desenvolvidas economicamente -, de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente, aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água tratada e dos sistemas de esgotamento sanitário, aprimorar o benefício da tarifa social, e promover a transparência na gestão e na aplicação dos recursos financeiros.
O público interno também se beneficia com iniciativas, como a lei das cotas aos portadores de deficiência em concurso público, e o desenvolvimento e a capacitação profissional. A Corsan promove práticas extensivas a todos os funcionários, por meio de cursos e treinamentos de curta duração, e investe em bolsas para educação formal e línguas estrangeiras com até 50% do valor total.
Há 30 anos, instituiu o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), com a finalidade de promover ações que permitam o desligamento profissional satisfatório.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online