Porto Alegre, domingo, 10 de dezembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

tend�ncias

Not�cia da edi��o impressa de 11/12/2017. Alterada em 10/12 �s 19h58min

Translab estimula a produ��o e a inova��o social

Krause � um dos cofundadores do Translab, catalizador de projetos

Krause � um dos cofundadores do Translab, catalizador de projetos


/BBC FOTOGRAFIAS/DIVULGA��O/JC
O Translab, Instituto de Pesquisa e Produção em Inovação Social, se autodefine como um laboratório cidadão. Na prática, funciona como um catalizador de projetos com viés de empreendedorismo social. Esta rede, que hoje reúne 40 profissionais de várias áreas, começou com um grupo de cinco pessoas interessadas em propor ações de melhorias urbanas. "Ao longo dos encontros, foram surgindo ideias e pessoas de várias formações, classes e idades para pensar alternativas para a cidade", relembra Aron Krause, um dos cofundadores.
Para tornar essas propostas viáveis, o primeiro passo, muitas vezes, é a participação em editais. Passando por este momento inicial, a meta é que as iniciativas se tornem sustentáveis. É neste momento em que as ações deixam de ser apenas "algo positivo" para ganhar status de negócio social. Krause conta que não existe um setor específico no laboratório prospectando editais, mas há um incentivo para o monitoramento na web de oportunidades e o compartilhamento de experiências e de projetos vencedores nestas concorrências. "Quem estiver vinculado ao ecossistema do laboratório tem acesso a todo o material estratégico de editais anteriores. Pode acessar as listagens dos editais", diz Krause, que explica que estas trocas acontecem naturalmente, sem a necessidade de uma estrutura formal.

Lei da Solidariedade permite parcerias e dedu��o de ICMS

Pioneira no Pa�s, a Rede Parceria Social � uma oportunidade para as entidades sociais terem seus projetos patrocinados, e a iniciativa privada investir em responsabilidade social e ter o valor deduzido do ICMS (Imposto sobre Circula��o de Mercadorias e presta��o de Servi�os). A iniciativa � do governo do Estado, atrav�s da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justi�a e Direitos Humanos. O diretor de Responsabilidade Social da secretaria, Luis Carlos Dias, explica que a Lei da Solidariedade, criada em 2002, permite a parceria entre o terceiro setor, empresas e governo.
Os projetos podem se candidatar de duas formas. Uma delas � direta, no qual a entidade encontra o seu patrocinador, faz e executa o projeto. O Estado, nesse caso, entra com a ren�ncia fiscal. A outra modalidade � por meio da rede de parceria, quando a entidade busca uma empresa e abre uma rede com projetos para v�rias outras ONGs executarem.�
As ONGS selecionadas t�m at� 12 meses para execu��o dos objetivos propostos e, al�m do gerenciamento das organiza��es-�ncora e do acompanhamento direto das empresas patrocinadoras, participam do Programa Capacita��o em Princ�pios para a Gest�o Social Sustent�vel, atualmente conduzido pela ONG Parceiros Volunt�rios. O objetivo � buscar a sustentabilidades dos projetos e das organiza��es, com cursos na �rea de gest�o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online