Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 06 de Novembro de 2017 às 08:04

De olho em balanços e Trump, bolsas asiáticas fecham sem direção única

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira (6), com investidores digerindo balanços corporativos e acompanhando a viagem que o presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou ontem à região.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira (6), com investidores digerindo balanços corporativos e acompanhando a viagem que o presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou ontem à região.
Em Tóquio, onde o mercado não operou na última sexta-feira devido a um feriado no Japão, o Nikkei teve alta marginal de 0,04%, a 22.548,35 pontos, nova máxima em 21 anos. O índice foi sustentado por ações de empresas que divulgaram balanços positivos e de petrolíferas.
Durante a madrugada, o presidente do banco central japonês (BoJ), Haruhiko Kuroda, reiterou que manterá a atual política de agressivos estímulos monetários, ajudando a enfraquecer o iene ante o dólar, fator que também beneficia o Nikkei.
Na China continental, um rali de ações de consumo nos negócios da tarde (pelo horário local) levou os mercados de Xangai e Shenzhen a reverter perdas de mais cedo. O Xangai Composto subiu 0,49%, a 3.388,17 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,18%, a 1.999,30 pontos.
Em Hong Kong, por outro lado, o Hang Seng mostrou ligeira perda de 0,02%, a 28.596,80 pontos, depois de chegar a cair 1,6% durante o pregão.
Segundo operadoras, os negócios chineses, em especial em Hong Kong, foram pressionados hoje por notícias de que autoridades e integrantes da família real da Arábia Saudita foram presos no fim de semana, como parte de uma operação de combate à corrupção.
"Tudo que é arriscado no exterior afeta mais Hong Kong do que outros mercados asiáticos," comentou o chefe de pesquisa da BOCOM International, Hao Hong.
Também causou algum nervosismo um comentário do presidente do banco central chinês (PBoC), Zhou Xiaochuan, sobre os crescentes riscos ao sistema financeiro da China, de acordo com Ivan Ip, estrategista de ações do UOB Group.
No Japão, em sua primeira parada de uma viagem por cinco países asiáticos, Trump ampliou hoje a pressão sobre o governo japonês para o fechamento de um acordo bilateral de comércio com os EUA. O presidente americano disse ainda, durante coletiva em Tóquio, que o Japão irá comprar "grandes" quantidades de equipamento militar dos EUA.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi caiu 0,33% em Seul, a 2.549,41 pontos, e o Taiex recuou 0,13% em Taiwan, a 10.786,19 pontos, mas o filipino PSEi mostrou forte alta de 1,75% em Manila, a 8.523,07 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana foi pressionada por ações de grandes bancos domésticos e o índice S&P/ASX 200 teve baixa de 0,10% em Sydney, a 5.953,80 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO