Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 06 de Novembro de 2017 às 01:09

Festival Kino Beat chega à 4ª edição em novembro em Porto Alegre

Francês Pierre Bastien é uma das atrações do Festival Kino Beat

Francês Pierre Bastien é uma das atrações do Festival Kino Beat


studio walter/divulgação
O Festival Kino Beat chega à 4ª edição neste mês de novembro - a programação contempla atrações nacionais e internacionais inéditas em Porto Alegre. A partir dos pilares imagem (Kino) e som (Beat), o evento apresenta artistas e atividades multidisciplinares, que utilizam de diversos modos as tecnologias no processo criativo de suas obras.
O Festival Kino Beat chega à 4ª edição neste mês de novembro - a programação contempla atrações nacionais e internacionais inéditas em Porto Alegre. A partir dos pilares imagem (Kino) e som (Beat), o evento apresenta artistas e atividades multidisciplinares, que utilizam de diversos modos as tecnologias no processo criativo de suas obras.
O festival de música exploratória, performances audiovisuais multimídia e artes integradas abre nesta quarta-feira e, depois, continua entre os dias 16 e 19 do mesmo mês, no Sesc Centro (Alberto Bins, 665), com entrada franca.
A programação conta com oito espetáculos, duas sessões de cinema, um workshop e uma instalação, de artistas oriundos de cinco países. Estruturado em eixos (Brasil atemporal, Instrumentos oníricos e Audiovisual explodido), o Kino Beat aproxima artistas e linguagens por afinidades criativas. Esses eixos são transversais e perpassam os limites da programação em cada um dos dias, o que resulta em uma polifonia estética.
Entre os dias 8 e 19 de novembro, a instalação sonora silenciosa Da escuta da matéria aos escombros do ser, de Marcelo Armani, estará na entrada do Sesc Centro. No dia 16, as atrações serão Field, de Martin Messier (Canadá), e Quiet motors, de Pierre Bastien (França). Barulhista (Belo Horizonte) e Hroski (Bélgica) estão na agenda do dia 17; e Solaris (São Paulo); Aganga, de Cadu Tenório e Juçara Marçal (RJ/SP); e Trilogia cantos de trabalho, além do workshop Objetos sonoros, com Paulo Santos do grupo Uakti (BH), são as atrações do dia 18.
A abertura do festival, daqui a dois dias, tem duas atrações. A primeira é com o filme-performance Mesmo o silêncio é causa de tempestade, com Luís Macias (Espanha) e Adriana Guevara (Venezuela), às 20h.
A atividade foi desenvolvida a partir de dispositivos de projeção analógica, com slides de 35mm e película de 16mm (manipulada com processamento manual, experimentos fotoquímicos e impressão óptica quadro a quadro). Combina o som criado por Alfredo Costa Monteiro, de gravações de campo e música eletroacústica, em uma performance de experimentação visual e sonora. Trata-se de uma experiência perceptiva intensa sobre a relação com a natureza: hipnótica, sutil e violenta.
Phenomia, por sua vez, é uma mostra itinerante e mutável, que se expande por lugares e contextos variados. Nesta edição, apresenta oito curtas-metragens e um média-metragem experimentais realizados por autores espanhóis, que exploram o meio cinematográfico através de técnicas e procedimentos não convencionais, gerando relações entre formatos analógicos e digitais. Os filmes põem em foco o valor da experimentação, tanto formal como conceitual, propondo ao espectador um olhar singular e implicitamente desconstrutivo.
O francês Pierre Bastien, atração às 20h no dia 16 de novembro, já foi chamado de cientista musical louco pelo jornal inglês The Guardian. Colaborando no passado com o cineasta Pierrick Sorin, o designer de moda Issey Miyake, o cantor e compositor Robert Wyatt e Aphex Twin (que lançou três de seus álbuns no selo Rephlex) para citar alguns, ele é um dos músicos experimentais mais influentes em atividade. Em 1986, formou sua orquestra de um homem só, Mecanium, e fez mais de 20 discos ao longo dos anos. Mais informações no site https://goo.gl/VrsLw3.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO