Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 30/11/2017. Alterada em 29/11 às 23h05min

Dois desastres, duas polêmicas I

ACERVO/MARIO ALBUQUERQUE/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das novidades da 2ª edição do livro “Berta - Os Anos Dourados da Varig”, de Mário Albuquerque, diz respeito aos acidentes sofridos pelos Boeing 707 da aérea gaúcha em Orly, França, em 11 de julho de 1973, com 123 mortos; e outro após decolar de Narita, Japão. O livro narra como o comandante Gilberto Araujo participou dos dois acidentes fatais. Considerado herói em Orly, por um pouso de emergência que nunca fez (cego pela fumaça na cabine), mas que foi feito pelo 1º oficial, Antonio Fujimoto, que passou a comandante do 707 desaparecido no Japão.

Dois desastres, duas polêmicas II

A obra acrescenta detalhes levantando dúvidas e certezas sobre dois dos mais intrincados mistérios que envolvem até hoje a aviação comercial brasileira. Tanto na França como no Japão, informações, consideradas segredo militar, dão indícios de que o motivo oculto das tragédias estaria escondido no porão das aeronaves. Um fato jamais tornado público e mesmo desconhecido pelos diretores da Varig, que o livro agora revela, diz respeito à presença de Erik de Carvalho em Washington.

Dois desastres, duas polêmicas III

Segundo Mario Albuquerque, o presidente da Varig foi convocado para uma reunião no Pentágono e dela teria saído do encontro totalmente desfigurado. Em 2 de fevereiro de 1980, Carvalho foi informado de que tinham cessadas as buscas do Boeing desaparecido no Oceano Pacífico. Três dias depois, Erik de Carvalho teve um AVC, ficando com seus membros paralisados, sem poder se comunicar. Faleceu levando consigo um segredo.

II Gattopardo

A saída do PSDB da base do governo Michel Temer (PMDB) tem tudo a ver com o escritor italiano Tomasi di Lampedusa (1896-1957), no livro "O Leopardo". Tudo tem que mudar para continuar a mesma coisa.

Unanimidade Rigotto

Com tantas divisões na Assembleia Legislativa, ontem houve uma unanimidade entre as bancadas, o que deixou Germano Rigotto (PMDB) muito feliz. Por 49 votos a 0, foi aprovada a concessão do título de "Deputado Emérito" ao ex-governador gaúcho. A sessão solene de entrega será dia 13.

Vai uma graxa, doutor?

Uma das profissões que vão desaparecendo aos poucos é a de engraxate. A não ser gerações que usavam sapato, pouca gente senta nas tradicionais cadeiras. Engraxar o quê? A maioria usa tênis ou sapatênis ou não está nem aí para o capricho. Quem garante (ainda) a sobrevivência do negócio são homens com mais de 40 anos, que ainda gostam de ver o brilho do couro e de ouvir o PLEP-PLEP do pano esticado dando o brilho final.
 

Beleza é bom negócio

Tábua de salvação de muita gente desempregada ou precisa aumentar a renda, os salões de beleza em geral seguem em alta mesmo com a economia claudicante. Aqui no estado não se conhecem percentuais, mas em São Paulo este negócio cresceu surpreendentes 160% em relação ao mesmo período do ano passado.

Novidade na Santana

A Melnick Even inova em lançamento de empreendimento localizado na rua Santana, 1092, bairro Santana. Trata-se de um prédio destinado a público mais jovem e profissionais liberais que terá um Food Park, praça de alimentação que poderá receber até 1 mil pessoas. Começará com cinco food truks e Delivery Center, com mix gastronômico e de lazer. O plantão de vendas inaugura hoje às 18h30min.

Miúdas

  • REIZINHO da Coreia do Norte fez mais uma traquinagem nuclear lançando seu míssil balístico intercontinental.
  • COMO a tecnologia da Coreia do Sul não é confiável, um dia um míssil desses não sobe e explode no chão.
  • AFINAL, a promoção era para ser Black Friday ou é Black Week? Daqui a pouco, emenda com o Natal.
  • FAZ horas que alguma barbeiragem verbal de Donald Trump não sai na mídia. Ou largaram do pé dele.
  • PAREM de repetir que a Europa do euro está em crise econômica. Não está. Índice de confiança é o maior desde 2000.
  • POUCOS estão se dando conta de algo que nem George Orwell imaginaria: nenês obrigados a ter CPF.

Finais

  • NILSON Luiz May lança seu novo livro "Bosque da Solidão" dia 7/19h30min/Federação Unimed, rua Santa Terezinha, 340.
  • FUTURISTA Tiago Mattos abordará aspectos de reaprendizagem para romper padrões na Semana ARP 2017/dia 5/18h20min/BarraShoppingSul.
  • ALMOÇO de lançamento da IX Feira Gaúcha da Faca Artesanal será hoje/Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia