Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Novembro de 2017 às 00:37

A falência de uma rua


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A imagem é um bom resumo de Porto Alegre, especialmente no Centro Histórico, tomada por camelôs, ambulantes que não ambulam, minifavelas e espaços comerciais vagos, com produtos duvidosos na calçada. O antigamente belo e impecável desenho dos paralelepípedos ficou a Deus dará de tantas cirurgias invasivas sem posterior fechamento. A profissão calceteiro quase sumiu. Na maioria são meros arrumadores de pedrinhas.
A imagem é um bom resumo de Porto Alegre, especialmente no Centro Histórico, tomada por camelôs, ambulantes que não ambulam, minifavelas e espaços comerciais vagos, com produtos duvidosos na calçada. O antigamente belo e impecável desenho dos paralelepípedos ficou a Deus dará de tantas cirurgias invasivas sem posterior fechamento. A profissão calceteiro quase sumiu. Na maioria são meros arrumadores de pedrinhas.

Por falar em lojas...

...que chance tem o comércio formal com a concorrência desleal de quem não paga impostos, luz, aluguel nem tem empregados de carteira assinada? Mas são os "coitadinhos". Coitadinho é o comerciário que perdeu o emprego.

Os dois cheiros

Prédios que têm marquises generosas invariavelmente têm cheiro forte de urina e dejetos de manhã cedo. Isso obriga os zeladores e faxineiras destes edifícios a efetuar lavagens caprichadas também de manhã. Por via de consequência, o cheiro que se sente em seguida é o de creolina ou outro produto similar. Não são muitos, mas alguns sem-teto deixam o lugar limpo quando saem da área. 

Síndrome de abstinência I

O Brasil tem inacreditáveis 120 milhões de usuários da internet, e pelo menos uma parte está viciada em dedilhar as redes sociais, Facebook em especial. Não precisa de pesquisa para essa constatação, é só olhar em volta. Como no alcoolismo, em torno de 30% dos que bebem se tornam o que chamamos de viciados, e nas drogas não é muito diferente.

Síndrome de abstinência II

É óbvio que há uma sensível perda de produtividade em ambientes corporativos. Se o funcionário não usa a máquina da empresa, saca rápido do seu smartphone e mergulha no Face. Até que ponto os empresários se dão conta disso e, se sabem, por que não tentam reverter esse "vício" é uma incógnita. O fato é que se criou uma nova modalidade de dependente.

Metal Work

Faleceu, na semana passada, o fundador do Grupo Metal Work, o italiano Erminio Bonatti, 82 anos. Especializada na produção de componentes pneumáticos, a Metal Work surgiu em 1967, na Itália, e atualmente está presente em 72 países, em todos os continentes. No Brasil, sua fábrica fica em São Leopoldo. 

Depois da Amazônia...

...o desmatamento chega ao Pantanal, um dos mais fascinantes e importantes ecossistemas do mundo. Pela primeira vez desde o início das medições feitas pela ONG SOS Pantanal, a taxa de desmatamento da planície da chamada Bacia do Alto Paraguai foi maior que a de seu já deteriorado entorno, a região mais alta que contorna a área alagável. 

Desafios da medicina

Cerca de 300 médicos estarão reunidos, no próximo sábado, no Hotel Sheraton, no evento TedmedLive. O encontro, promovido pelo Simers, vai abordar as inovações que estão moldando o futuro da medicina global. Entre os temas estão o papel das políticas de saúde nas relações diplomáticas, a relação entre medicina e inteligência artificial, tecnologia e novas formas de tratamento.

Dupla cidadania

O cônsul honorário do Líbano no Rio Grande do Sul, Ricardo Malcon, recebe convidados para o almoço de comemoração dos 74 anos da independência do Líbano na quarta-feira na Sociedade Libanesa. Além da homenagem, o evento é mais uma ação do consulado para incentivar a busca pela cidadania libanesa e fortalecer a cultura no país.

Miúdas

FRYDAY, Christmas Day, Halloween. Só falta transformar a Páscoa em Easter Rabbit Day.
DEIXAR uma rodovia como a BR-290 sem duplicação não é apenas incompetência, é tentativa de homicídio.
LANCHERIAS que vendem sanduíches de pão - o recheio é "onde estás que não te vejo?" - estão dando lugar para outras no capricho.
AZUL inaugura, em 19 de dezembro, voos entre Caxias do Sul e Florianópolis, por R$ 89,36 ou 13 mil pontos.