Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 19 de Outubro de 2017 às 09:44

Porto Alegre amanhece sem recolhimento de lixo orgânico

Lixo orgânico amanheceu em calçadas de bairros como o Bom Fim e Santana

Lixo orgânico amanheceu em calçadas de bairros como o Bom Fim e Santana


Bruna Oliveira/Especial/JC
Stéphany Franco
Atualizada às 11h48
Atualizada às 11h48
Diversos bairros de Porto Alegre amanheceram esta quinta-feira (19) com lixo orgânico nas calçadas. Com a chuva e alagamento de ruas, a situação ficou pior, pois a água leva os sacos de resíduos. O recolhimento não foi feito na noite de quarta-feira (18). O serviço está funcionando mais devagar que o normal devido a protesto de servidores municipais, dentro da greve deflagrada em 5 de outubro.
Integrantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) se mantêm em frente à Estação de Transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no bairro Lomba do Pinheiro, para onde são levadas as cargas recolhidas para depois serem serem transportadas ao aterro sanitário em Minas do Leão.
O sindicato diz que a ação não teria afetado o recolhimento. Liminar da Justiça garante ao sindicato o direito de greve, mas com restrição da mobilização em serviços considerados essenciais, como saneamento pelo Dmae, DMLU e serviços de urgência e emergência da saúde. Estes devem funcionar com no mínimo 50% do pessoal.
A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) diz que o serviço foi prejudicado devido ao bloqueio na estação da zona leste da cidade. O diretor financeiro do Simpa, Adelto Rohr, nega que esteja ocorrendo  bloqueio e garante que os servidores estão trabalhando normalmente, mesmo com equipe menor devido à greve. "O nosso papel é garantir a segurança dos trabalhadores que estão cumprindo com a liminar", afirma o dirigente.
Apesar da chuva,  a concentração dos municipários deverá permanecer no local. "Não há previsão de quando iremos sair daqui. Queremos que haja diálogo entre o sindicato e o prefeito", diz Rohr. A SMSUrb reafirma que há bloqueio e que isso gera um efeito cascata na coleta de lixo em toda a Capital.
A Prefeitura de Porto Alegre informou em nota que, no final desta manhã, as equipes da Guarda Municipal desbloquearam o local permitindo que os caminhões das coletas porta a porta e automatizada descarreguem as cargas e retomem os roteiros na Capital. A previsão é de que o recolhimento dos resíduos orgânicos e rejeito seja normalizado ainda nesta tarde.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO