Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 08 de Outubro de 2017 às 13:56

Evento no Facebook convoca porto-alegrenses a levar lixo seco no Paço Municipal

Sacos de lixo se acumulam em calçadas do bairro Santana por falta de coleta seletiva

Sacos de lixo se acumulam em calçadas do bairro Santana por falta de coleta seletiva


PATRÍCIA COMUNELLO /ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Sem coleta de lixo seletivo há cinco dias, moradores de Porto Alegre resolveram reagir e marcaram um ato de protesto nesta terça-feira (10) convocando a população a deixar os resíduos em frente à prefeitura da Capital. O evento foi intitulado "Leve seu lixo seco para o Marchezan", em referência ao prefeito da Capital.
Sem coleta de lixo seletivo há cinco dias, moradores de Porto Alegre resolveram reagir e marcaram um ato de protesto nesta terça-feira (10) convocando a população a deixar os resíduos em frente à prefeitura da Capital. O evento foi intitulado "Leve seu lixo seco para o Marchezan", em referência ao prefeito da Capital.
Até o começo da tarde deste domingo (8), 1,6 mil pessoas haviam assinalado na página do Facebook que comparecerão ao ato marcado para 17h às 19h, e 4 mil se mostraram interessadas no evento. O cientista social Marcelo Soares criou o evento e não esperava que pudesse ter tanta adesão. Soares diz que a Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros se comprometeu a recolher o lixo depois do ato. 
Nos últimos dias, é comum verificar nas calçadas de diversos bairros os sacos de lixo que permanecem além do horário que deveria passar o caminhão. Além disso, catadores clandestinos acabam ajudando ao recolher os resíduos. Valmir Miranda, há 10 anos na atividade, disse que o volume aumentou sim, indicando que está difícil de dar conta com seu caminhãozinho. Enquanto não há o serviço seletivo, a coleta de lixo orgânico é normal, pois a prefeitura priorizou este pagamento alegando questão de "saúde pública".
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/10/07/206x137/1_img_7931-1650625.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'59d93723161aa', 'cd_midia':1650625, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2017/10/07/img_7931-1650625.jpg', 'ds_midia': 'Coleta seletiva de lixo em Porto Alegre - paralisada - lixo seco nas calçadas - catador recolhe lixo - Valmir Miranda - mais de 10 anos neste tipo de trabalho - Bairro Santana', 'ds_midia_credi': 'Patrícia Comunello/Especial/JC', 'ds_midia_titlo': 'Coleta seletiva de lixo em Porto Alegre - paralisada - lixo seco nas calçadas - catador recolhe lixo - Valmir Miranda - mais de 10 anos neste tipo de trabalho - Bairro Santana', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Miranda carrega o caminhão e não dá conta de tanto lixo nas calçadas. Foto: Patrícia Comunello/Especial/JC    
A Secretaria de Serviços Urbanos e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vêm orientando que as pessoas levem o lixo para postos de coleta que estão em diversos pontos da cidade. Assim como, mantenham em casa até regularizar a coleta, que não há prazo. No site da prefeitura, somente às 12h22min deste domingo, cinco dias após a interrupção, foi divulgada orientação com lista de locais que não abre domingo. Das 19 unidades, 17 abrem de segunda a sexta e aos sábados. Duas são de segunda a sexta.
O problema se instalou na quarta-feira (4) desde que a cooperativa que faz o serviço decidiu interromper a coleta devido à falta de pagamento. A Cootravipa aponta que a prefeitura deve R$ 1,63 milhão referente a agosto, que abrange as retiradas dos 1,3 mil cooperados (equivalente a remuneração) e combustível dos caminhões ligados aos contratos com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A terceirizada atende o recolhimento de lixo seco e também a limpeza de parques e praças, que teve parte quitada.
Segundo a Cootravipa, 160 trabalhadores cooperativados atuam na seletiva entre funções de coletadores e motoristas. Cada um faz uma retirada mensal de R$ 1.250,00. A presidente da Cootravipa, Imanjara de Paula, explica que os valores de agosto foram saldados aos associados juntando o repasse da limpeza urbana, limite de cheque especial da organização no banco - que agora paga juros diários - e o dinheiro da venda de um imóvel.
"Conseguimos pagar a produção dos 1,3 mil cooperados que trabalharam com o DMLU, mas deixamos de pagar os fornecedores, o que ocorreria em fim de setembro, que era a previsão de pagamento da prefeitura. Isso não ocorreu e nem houve aviso prévio!", indigna-se a presidente. Ela lembra ainda que 200 famílias trabalham nas 13 Unidades de Triagem e Compostagem (UTCs), onde é feita a separação e destinação dos resíduos. Sem a coleta, não chega lixo para as UTCs.
Por dia, a prestadora recolhe entre 45 e 60 toneladas de resíduos recicláveis. A coleta chega a 100 toneladas ao dia quando ocorre normalmente, mas incluindo resíduos hospitalares, cuja destinação é diferenciada, mas é considerada como seletiva. 
Em nota nesse sábado (7), a prefeitura alertou que a lei de licitações não permite a interrupção dos serviços essenciais prestados por terceirizadas. "A administração pública tem 90 dias para quitar pagamentos sem prejuízo aos serviços", informa a nota. Interrupção poderia ocorrer apenas depois de 90 dias e com ação em juízo, diz o município. "O desrespeito a essa norma pode gerar sanções como cancelamento do contrato", previne o comunicado. Não há informação se houve alguma sanção.
Nessa sexta-feira (6), uma reunião entre Cootravipa e áreas da prefeitura buscou negociar uma saída. Apenas a cooperativa divulgou nota sobre a conversa e informa que estaria perto um acordo para parcelar o pagamento, saldando dívida mais recente. A prefeitura não divulgou em seu site nenhuma informação sobre o encontro. A assessoria da Cootravipa diz que não houve definição de quando poderia ocorrer o repasse. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO