Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 05 de Outubro de 2017 às 17:36

Morre suspeito de atear fogo em creche e matar crianças no interior de Minas

O vigia de uma creche em Janaúba (557 km de Belo Horizonte) suspeito de ter colocado fogo em crianças e em si mesmo na manhã desta quinta-feira (5) morreu nesta tarde após ter sido internado em estado grave devido a queimaduras.
O vigia de uma creche em Janaúba (557 km de Belo Horizonte) suspeito de ter colocado fogo em crianças e em si mesmo na manhã desta quinta-feira (5) morreu nesta tarde após ter sido internado em estado grave devido a queimaduras.
Além dele, pelo menos quatro crianças morreram, segundo a Polícia Militar. Ao todo, 11 crianças estão hospitalizadas na Fundajan (Fundação de Assistência Social de Janaúba) em estado grave, com corpo queimado ou vias aéreas comprometidas. Aquelas em estado mais grave serão levadas a Montes Claros e Belo Horizonte.
O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente pertence à prefeitura e fica no bairro Rio Novo. A Polícia Civil de Minas Gerais informa que abriu um inquérito para apurar o caso. Agentes estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantar informações que possam ajudar a elucidar as causas do crime.
O suspeito, de 50 anos, é o segurança Damião Soares dos Santos, que trabalhava como segurança noturno da unidade, na condição de funcionário efetivo, desde 2008. De acordo com testemunhas, ele teria ateado fogo ao próprio corpo e ido em direção às crianças durante o ataque.
Em entrevista ao UOL, o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), afirmou que o segurança retornaria de férias hoje à creche, que funciona em período integral. A instituição tinha capacidade para 82 crianças e estava cheia na manhã desta quinta-feira. "Ele tinha acabado de chegar de férias e entrou na escola dizendo que ia entregar um atestado médico, alegando que não passava bem. Mas estava com um balde, e, em um gesto completamente insuspeito, jogou o que seria álcool, que estava nesse balde, no próprio corpo, e no corpo das crianças", afirmou.
Indagado sobre as condições mentais do funcionário, Mendes negou que ele tivesse apresentado algum indício de problemas. "O que me relataram lá é que ele chegou normal e tranquilamente até a diretora para supostamente entregar um atestado médico. Estamos mesmo muito surpresos com o que aconteceu", disse.
Por outro lado, o prefeito disse que o ataque "poderia ter sido pior", já que a sala em que o segurança entrou com o material inflamável era a do segundo período, com crianças de até cinco anos de idade. "Infelizmente, poderia ter sido algo até pior, porque a sala ao lado era o berçário, e evacuar crianças dali seria muito mais difícil. Onde ele atacou as vítimas são maiorzinhas e muitas conseguiram escapar", afirmou.
A prefeitura da cidade mineira se manifestou em sua página no Facebook pedindo doações de materiais hospitalares para o Hospital Regional de Janaúba e o Hospital Fundajan, que receberam parte das vítimas. Também foram solicitadas doações de roupas e água. A prefeitura ainda pediu que as pessoas não compartilhem imagens das vítimas em respeito ao sofrimento de familiares e amigos.
Em visita a Belém nesta quinta, o presidente Michel Temer (PMDB) disse lamentar as mortes registradas na cidade mineira. "Lamento imensamente essa tragédia das crianças em Janaúba, Minas Gerais, eu que sou pai, naturalmente muitos dos senhores e das senhores também o são. Deve ser uma perda dolorosa. Quero expressar minha solidariedade às famílias, lamentar esse acontecimento."
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decretou (em nota) luto oficial de três dias no estado. Em sua conta no Twitter, Pimentel disse que "todo o dispositivo médico necessário para o socorro das vítimas já foi acionado" e que irá pessoalmente a Janaúba nesta quinta-feira.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO