Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Outubro de 2017 às 08:06

Bolsas chinesas recuam, mas tecnologia impulsiona outros mercados asiáticos

Agência Estado
As bolsas chinesas fecharam em baixa considerável nesta segunda-feira (30), mas outras partes da Ásia foram beneficiadas pelo forte avanço recente de ações de grandes empresas americanas de tecnologia em Nova Iorque.
As bolsas chinesas fecharam em baixa considerável nesta segunda-feira (30), mas outras partes da Ásia foram beneficiadas pelo forte avanço recente de ações de grandes empresas americanas de tecnologia em Nova Iorque.
Na China, preocupações com o mercado de bônus e com novas ofertas públicas iniciais (IPOs, pela sigla em inglês) de ações pesaram nos mercados locais. O índice Xangai Composto recuou 0,77%, a 3.390,34 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,73%, 1.988,48 pontos. Seguindo a tendência no continente, o Hang Seng teve leve baixa de 0,07% em Hong Kong, a 28.418,01 pontos.
O mercado de bônus chinês, que já vinha mostrando instabilidade nas últimas semanas, voltou a sofrer uma onda de liquidação hoje. Além disso, reguladores chineses aprovaram 9,5 bilhões de yuans (US$ 1,43 bilhão) em IPOs no fim de semana, o dobro dos níveis recentes.
Segundo alguns analistas, porém, a desvalorização na China deverá passar logo.
"Quando o crescimento (da economia) é bom, as ações tendem a ficar bem. Acho, então, que trata-se apenas de um revés temporário", comentou o diretor-gerente da BOCOM International, Hao Hong.
Influenciada pelas ações chinesas, o japonês Nikkei teve alta apenas marginal em Tóquio hoje, de 0,01%, mas renovou máxima em 21 anos, aos 22.011,67 pontos.
Outras bolsas asiáticas foram favorecidas por balanços financeiros positivos de gigantes de tecnologia dos EUA, como Amazon e Alphabet - controladora do Google -, que ajudaram o Nasdaq e o S&P 500 a fechar em novos patamares recordes na sexta-feira.
Em Taiwan, onde a tecnologia tem forte peso nos negócios, o Taiex subiu 0,45%, a 10.756,87 pontos, depois de chegar a ultrapassar os 10.800 pontos pela primeira vez desde 1990 durante o pregão. Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi avançou 0,21%, a 2.501,93 pontos, com destaque para a Samsung Electronics (+1,81%).
Já em Manila, o filipino PSEi também ficou no azul, com ganho de 0,37%, a 8.326,66 pontos.
Ao longo da semana, investidores na Ásia continuarão atentos a balanços corporativos, assim como a decisões de política monetária nos EUA e no Reino Unido e à possível indicação, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de um novo comandante para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Na Oceania, a bolsa australiana retomou o recente viés positivo, após interrompê-lo na sessão anterior em reação a uma decisão judicial que levou o governo conservador da Austrália a perder a frágil maioria que detinha no Parlamento. Impulsionado por ações de petrolíferas, o S&P/ASX 200 avançou 0,27% em Sydney, a 5.919,10 pontos, atingindo o maior nível em seis meses. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO