Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 24/10/2017. Alterada em 23/10 às 21h12min

Carro a hidrogênio

Afinal, o carro elétrico e o híbrido são o ponto de chegada da tecnologia do combustível para veículo automotor? Não são. O ponto de chegada é o carro movido a hidrogênio ou células de combustível. Ele já existe comercialmente no Japão. É o Toyota Mirai, que custa US$ 70 mil e faz o equivalente a 29 km/l, comentou, em Porto Alegre, o chefe de comunicação e relações públicas da marca no Brasil, Erick Boccia. Mas a Toyota anunciou, no Japão, o lançamento de ônibus a hidrogênio, com uma vantagem adicional: em situação de emergência, ele também pode operar como gerador de alta potência de alimentação externa. Sua célula de combustível será executada em plataforma mais poderosa do que a Mirai, com até 10 tanques de combustível segurando 600 litros de H2 e produzindo 235 kWh, ou quase três vezes a saída de uma bateria de Tesla Model S.
Direção autônoma
Entre as novidades tecnológicas a estrearem nas Olimpíadas do Japão está uma área de oito quilômetros em torno do centro dos jogos, destinada à direção autônoma de veículos. Mas eles ainda são poucos, porque falta definir de quem é a responsabilidade, por exemplo, no caso de algum atropelamento.
TOP na educação
O CredIES, crédito educacional da Fundacred, recebe, hoje à noite, no Centro Britânico Brasileiro de São Paulo, o prêmio Top Educação 2017 na categoria Crédito Educacional da Revista Ensino Superior. Disponível em mais de 100 universidades e polos de Ensino a Distância (EaD), ele foi o mais citado na pesquisa espontânea.
Editora gaúcha em SP
A editora gaúcha Culturama, de Caxias do Sul, acaba de inaugurar um espaço para atender clientes, fornecedores e representantes no Centro da capital paulista. De acordo com o diretor Fábio Hoffmann, o escritório também servirá como showroom, com exposição de todos os livros da editora.
Homenagem na música
A Harman do Brasil (ex-Selenium) foi a grande homenageada na 13ª Festa Nacional da Música ontem à noite, no Plaza São Rafael, na figura do presidente Rodrigo Kniest. Além da premiação, a líder mundial do áudio realiza exposição de seus principais produtos e uma série de workshops de seus profissionais.
Coleção de óculos Outubro Rosa
A marca Giess Eyewear, parceira da Get In Touch Foundation, apoia, mais uma vez, a campanha de conscientização do Câncer de Mama, desenvolvendo dois modelos, um de grau e outro solar, para a coleção Cápsula 2017 Câncer de Mama, que podem ser encontrados na Óptica Foernges. Ambos trazem detalhes de glitter nas hastes e na parte interna, na cor rosa claro, de acordo com o usado pela fundação em alusão à causa do combate à doença. Ainda acompanham os modelos um estojo rosa para guardá-los e um cartão com informações sobre o trabalho da fundação e a doação realizada por peça comercializada.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia