Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Outubro de 2017 às 23:28

Começou o Natal


CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
O 32º Natal Luz de Gramado começa hoje. A abertura oficial será às 19h na Rua Coberta com uma série de atrações, como a entrega da chave da cidade para o Papai Noel, feita pelo prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT). Uma coisa é certa: o discurso do prefeito será curtíssimo. Ele nunca fala mais que três minutos, e ainda critica quem falou demais antes dele.
O 32º Natal Luz de Gramado começa hoje. A abertura oficial será às 19h na Rua Coberta com uma série de atrações, como a entrega da chave da cidade para o Papai Noel, feita pelo prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT). Uma coisa é certa: o discurso do prefeito será curtíssimo. Ele nunca fala mais que três minutos, e ainda critica quem falou demais antes dele.

O gari empreendedor

Antes de sua palestra no Tá na Mesa de ontem, o escritor Jorge Caldeira, autor do livro História da Riqueza no Brasil, surpreendeu a todos ao contar que foi a pé do aeroporto Salgado Filho até o seu hotel. Na avenida Farrapos, conversou com um catador de lixo e observou: "trata-se de um legítimo empreendedor - não recebe nada do Estado, tem seus próprios meios de produção (o carrinho) e sua renda vem do lucro auferido com a produção".

Bigode para alemão ver

O modelo T da Ford, que serviu ao governador Borges de Medeiros, foi apresentado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) ao presidente da Fraport AG, Stefan Schulte (matéria nesta edição). Schulte ficou impressionado com o Ford Bigode (1908-1927). Tinha esse apelido por causa de duas alavancas ao lado da coluna de direção, o acelerador manual e o controle de faísca. O veículo está exposto no Palácio Piratini.

A segunda onda

Ferramentas úteis da internet com o passar do tempo se tornaram um aborrecimento. O WhatsApp está atingindo e até ultrapassando esse estágio. A mania de mandar por e-mail vídeos mostrando bizarrices e outros que tais agora foi para o Whats. Estes vídeos pesam no celular e na maioria das vezes são bobagens absolutas, do profano ao religioso.

Tudo que é sólido...

Quando alguém deposita seu dinheiro em um banco, a relação se dá na base da confiança. Se ele vai mal e acontece o pior, o cliente tem a seu favor uma série de mecanismos gerenciados pelo Banco Central (BC), como conduzir uma fusão ou venda para outra instituição, e até a estatização para evitar sua quebra. Existe ainda um valor mínimo que o BC garante aos correntistas.

...desmancha no ar

No caso das moedas virtuais, não existe o banco. Elas estão no espaço, é quase um ectoplasma flutuando entre nuvens. Não há portanto algo sólido com algum responsável por trás. A moeda virtual existe e ao mesmo tempo não existe. Se alguma crise ou evento dramático acontecer, estes valores se desmancharão como no livro do americano Marshall Berman, que dá o título destas notas. Alguém vai micar e não será o topo da pirâmide.

As aparências enganam I

Há uma empresa para cada grupo de oito habitantes no Rio Grande do Sul. No entanto, a proporção não reflete o empreendedorismo dos gaúchos. Mais de 11% da população atua como MEI (Microempreendedores Individuais). Ou seja, não são, de fato, empresas, mas trabalhadores que se pejotizaram para saírem da informalidade e obterem oportunidades no mercado de trabalho diante da crise e aumento do desemprego.

As aparências enganam II

Do total de 1,36 milhão de empresas em atividade no Estado, mais da metade (879.812) são do tipo MEI. Somando MEIs com os microempreendedores, o número atinge 1,257 milhão. Ou seja, as Sociedades Simples, Ltdas e as SAs, correspondem a apenas cerca de 100 mil empresas em todo o Estado. Os dados são do Simulador de Prospecção de Empresas da Econodata.

Miúdas

  • IMPRESSIONANTE: 54,3% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental não sabem fazer nem operações simples de Matemática.
  • SE a economia começa a reagir, não está reagindo no comércio, cada vez mais lojas vão fechando nos shoppings da Capital.
  • QUANDO se diz que os sucessivos governadores deixaram o Estado falir, falta alguém em Nuremberg.
  • AO longo de décadas, a Assembleia Legislativa nunca teve iniciativa para corrigir os erros. Ao contrário, só jogavam para as galerias.
  • ALERTA de ataque virtual que começou na Rússia e na Ucrânia. Está numa mensagem falsa que oferece atualização do Adobe Flash Player.

Finais

  • BANRISUL lançou o cartão de crédito Mastercard Business Platinum direcionado às empresas.
  • DESTILARIA H. Weber, de Ivoti, está no evento Semana Mesa SP mostrando sua cachaça artesanal.
  • TEORIA Geral do Crime é obra de Orlando Faccini Neto que será lançado hoje/18h na Ajuris.