Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 23/10/2017. Alterada em 23/10 às 14h24min

O barato sai caro

MARCO QUINTANA/JC
O homem é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes. Em muitas obras públicas, cai desde a invenção do asfalto. Caso das paradas de ônibus nos corredores da Capital. Até o pedal do freio sabe que, durante uma freada, o centro de gravidade do ônibus se desloca para a frente, o que aumenta consideravelmente a carga sobre o asfalto. Então, a lógica recomenda que o piso dos trechos nas paradas seja reforçado com placas de concreto para evitar o que se vê na foto. Em muitas, não há essa proteção. O barato sai caro. 

Estação inferno

Nem o capeta abriria uma filial do inferno no Brasil, apesar da enorme demanda, tamanha a insegurança jurídica. A área trabalhista é uma. O investidor estrangeiro precisa de regras claras, mas recebe regras obscuras. Pior, o que já virou diploma legal agora está sendo contestado pelos agentes da lei. O Brasil já não tem muita saída, e agora até a entrada é complicada.

A destruição

Os estragos do temporal com ventos acima de 120 km/h em Santa Maria foram bem mais severos do que os noticiados. Na Base Aérea de Santa Maria, dois caças A1 sofreram danos muito graves, um trem de pouso de avião da Azul quebrou, um monomotor turboélice Caravan (que tem grande capacidade de carga) foi destruído, além de prejuízos nas instalações. 

Por falar em temporal...

...o Caribe e a Flórida têm a temporada de furações, o Meio-Oeste norte-americano tem o corredor ou cinturão de tornados, e nós já podemos nos capacitar para ter nosso próprio inferno climático. Com a "vantagem" de que pode ser no ano inteiro.
 

Energético gaúcho

Em visita à Espanha para abrir mercado para as frutas brasileiras, o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, e o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, promoveram o energético natural Organique, produzido pela Brasilbev de Santa Maria. Fabricado à base de erva-mate, guaraná e açaí, já é exportado para vários países, incluindo os Estados Unidos, para a alegria do proprietário, João Paulo Sattamini.

Araújo Vianna

Está nas mãos da Procuradoria-Geral do Município a decisão sobre o Auditório Araújo Vianna. A concessão da prefeitura de Porto Alegre para a Opus Promoções, de 10 anos, foi feita em 2007 e, portanto, expira neste ano. A empresa observa que a reforma custou o triplo do orçado e que o espaço só começou a ser utilizado para shows em 2012. Reportagem no caderno Panorama.

Breve aqui

Com previsão de entrega para março de 2021, foi apresentado ao mercado o prédio comercial Cristóvão, 1.800, lançamento da Cotiza. O empreendedor enfatiza que ele foi projetado "para o trabalho, e não para dar trabalho ou prejuízo". Situado no mesmo número da avenida, o prédio não fica longe do bairro Moinhos de Vento.
 

Posse no Sinduscon

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS) empossa hoje sua nova diretoria. Assumirá a presidência da entidade o engenheiro Aquiles Dal Molin Júnior, sucedendo no cargo a Ricardo Antunes Sessegolo. A solenidade será realizada às 20h, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Zero em matemática

A disciplina de Cálculo atualmente é responsável pelo elevado número de desistências dos cursos de Engenharia no Brasil. E, para que os alunos possam melhorar seu desempenho, o ensino e a aprendizagem da matemática são essenciais. Diante dessa constatação, a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul promoverá debate sobre o tema amanhã, às 8h30min, na sua sede.

Miúdas

  • SE Michel Temer (PMDB) já era refém do Congresso - todos os presidentes são -, imagina com a segunda denúncia.
  • ENTÃO quem manda nesse País são os deputados federais e senadores. Incluindo o baixo clero.
  • APONTEM um só empreendimento na área de geração de energia neste País sem contencioso ou cizânia.
  • CORREÇÃO: a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, completou cinco anos na sexta-feira passada. 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia