Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 03 de Setembro de 2017 às 11:27

Hamilton domina, vence GP da Itália e assume liderança da temporada na Fórmula 1

Piloto da Mercedes venceu o GP da Itália com tranquilidade e tirou Vettel da liderança

Piloto da Mercedes venceu o GP da Itália com tranquilidade e tirou Vettel da liderança


ANDREJ ISAKOVIC/AFP/JC
Agência Estado
O britânico Lewis Hamilton coroou neste domingo (3) o seu final de semana perfeito na Fórmula 1. Na terra da Ferrari, o piloto da Mercedes ignorou o fanatismo da torcida local, venceu o GP da Itália com extrema tranquilidade e tirou do alemão Sebastian Vettel a liderança da classificação geral na temporada.
O britânico Lewis Hamilton coroou neste domingo (3) o seu final de semana perfeito na Fórmula 1. Na terra da Ferrari, o piloto da Mercedes ignorou o fanatismo da torcida local, venceu o GP da Itália com extrema tranquilidade e tirou do alemão Sebastian Vettel a liderança da classificação geral na temporada.
O impecável final de semana de Hamilton já havia contado no sábado com um feito histórico, quando fez a sua 69ª pole e quebrou o recorde de Michael Schumacher. E, neste domingo, em prova disputada no tradicional circuito de Monza, ele manteve o domínio e venceu sem ser ameaçado, deixando seu parceiro finlandês Valtteri Bottas na segunda colocação.
Embora tenha perdido a liderança, Vettel fez o que era possível depois de largar apenas em sexto: garantiu-se no pódio ao chegar em terceiro, mas sem jamais ter ameaçado as Mercedes.
Outro piloto que fez uma excelente corrida foi o australiano Daniel Ricciardo, quarto após sair apenas em 18º. Kimi Raikkonen veio na sequência, seguido por Esteban Ocon e Lance Stroll. E o brasileiro Felipe Massa, depois de fazer uma prova regular, terminou em oitavo.
Com os resultados deste domingo, Hamilton assumiu a liderança com 238 pontos, apenas três na frente de Vettel. Bottas é o terceiro com 197 e Ricciardo vem em quarto, com 144. Já Felipe Massa aparece apenas em 11º, com 31 pontos.
Com o tempo ensolarado e a pista seca, após a chuva interromper por mais de duas horas o treino de sábado, Hamilton evitou qualquer problema na largada, manteve a ponta e começou a abrir vantagem já na primeira volta. O canadense Lance Stroll, grande surpresa do treino de classificação, perdeu a segunda posição para o francês Esteban Ocon, enquanto Bottas duelou com Kimi Raikkonen e assegurou a quarta colocação.
Vettel, que precisava de uma boa largada após o fraco treino de classificação, decepcionou e permaneceu em sexto, seguido por Massa. Apenas o 15º no grid após ser punido e perder posições, Max Verstappen fez um excelente início e saltou para oitavo, mas se chocou com o brasileiro e teve um pneu furado.
Ainda no início, Stroll e Ocon caíram de rendimento e perderam espaço entre os primeiros colocados. Vettel se aproveitou: ganhou as posições da dupla, ultrapassou seu parceiro Raikkonen e já era o terceiro na oitava volta, atrás apenas de Hamilton e Bottas. Estava, contudo, sem o mesmo ritmo e viu os pilotos da Mercedes abrirem grande vantagem.
A corrida, então, entrou em um ritmo "morno", sem ultrapassagem entre os primeiros colocados. Na frente, com tranquilidade, Hamilton abria distância sobre os pilotos das demais equipes, sempre seguido por Bottas. E Vettel, sem ritmo para alcançá-los, também não tinha a terceira posição ameaçada. Fez, assim, uma corrida quase isolada até o final da prova.
Nem mesmo as paradas no box mudaram o panorama. A única alteração foi a boa subida de Daniel Ricciardo. Depois de também ser punido e largar em 18º, o piloto da Red Bull acertou na estratégia, pulou para as primeiras posições e ganhou na pista o posto de Raikkonen.
Hamilton, assim, não sofreu qualquer ameaça até o fim, ganhou com tranquilidade e assumiu a liderança do campeonato. E, na última volta, Massa ainda tentou ganhar a sétima colocação, mas Stroll se defendeu bem e manteve seu parceiro em oitavo. A 14ª etapa da Fórmula 1 será disputada em 17 de setembro, em Cingapura.

Confira a classificação final do GP da Itália de Fórmula 1:

1.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1h15min32s312
2.º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 4s471
3.º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 36s317
4.º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 40s335
5.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 60s082
6.º - Esteban Ocon (FRA/Force India), a 71s528
7.º - Lance Stroll (CAN/Williams), a 74s156
8.º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 74s834
9.º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 75s276
10.º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1 volta
11.º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta
12.º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta
13.º - Nico Hulkenberg (ALE/Renault), a 1 volta
14.º - Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
15.º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta
16.º - Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a 2 voltas
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO