Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 26 de Setembro de 2017 às 22:30

New Fortress oficializa aquisição de projeto

Por meio de nota, a norte-americana New Fortress Energy (NFE) anunciou que celebrou acordo com o grupo gaúcho Bolognesi para assumir o controle do projeto do terminal de gás natural liquefeito (GNL) e da usina termelétrica que serão construídos em Rio Grande. O comunicado não revela o valor do negócio e depende ainda de aprovação dos órgãos reguladores.
Por meio de nota, a norte-americana New Fortress Energy (NFE) anunciou que celebrou acordo com o grupo gaúcho Bolognesi para assumir o controle do projeto do terminal de gás natural liquefeito (GNL) e da usina termelétrica que serão construídos em Rio Grande. O comunicado não revela o valor do negócio e depende ainda de aprovação dos órgãos reguladores.
O negócio entre as empresas já havia sido adiantado pelo Jornal do Comércio na edição de sexta-feira passada, dia 22. "Este projeto e a importação de GNL terão um impacto significativo no desenvolvimento local e no crescimento econômico, pois fornece outra fonte de combustível ambientalmente amigável para o portfólio de energia do Brasil", disse o diretor-gerente da New Fortress Energy, Brannen McElmurray. "Estamos trabalhando duro ao lado da Bolognesi e nossos parceiros locais para obter as aprovações pendentes para que este projeto possa ter sucesso e beneficiar o Brasil", completou.
O empreendimento é composto por um terminal de importação de GNL a ser instalado no porto do Rio Grande, que terá uma unidade de armazenamento e regaseificação flutuante conectada a uma usina de 1,3 mil MW (cerca de um terço da demanda de energia elétrica do Rio Grande do Sul). A energia a ser gerada por essa térmica foi vendida em um leilão A-5 realizado em 2014, com início de fornecimento previsto para 2019.
O investimento previsto no empreendimento é de mais de R$ 3 bilhões. O complexo recebeu um contrato de compra de energia de longo prazo em 2014 e está programado para operar em janeiro de 2021. Uma vez em serviço, a New Fortress Energy informa que a usina fornecerá eletricidade a preço competitivo no mercado brasileiro e proporcionará maior estabilidade da rede devido a sua localização estratégica no extremo Sul do País. O terminal de importação de GNL de Rio Grande também servirá aos mercados domésticos e regionais de gás natural.
A New Fortress Energy é uma empresa global de infraestrutura que fornece energia para mercados em desenvolvimento e indústrias emergentes. A companhia propicia soluções de logística, financiamento e infraestrutura de gás natural para clientes em todo o mundo.
A empresa recentemente fez parceria com o Serviço Público da Jamaica (JPS) para entregar o primeiro suprimento de gás natural liquefeito para este país. A New Fortress Energy é administrada por um afiliado do Fortress Investment Group, um grupo de investimentos globais diversificados com ativos de aproximadamente US$ 72,4 bilhões em gestão em 30 de junho de 2017 e uma longa história de investimento em transporte e infraestrutura.
Após vencer o leilão com o compromisso de entregar energia em 2019, a Bolognesi teve dificuldades para tirar o projeto do papel, alegando problemas com a disparada do dólar após o certame. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou a iniciar o processo de caducidade da usina neste ano. No entanto, a companhia obteve um prazo adicional para o início do fornecimento, até 2021.
A NFE destaca que o terminal de importação de GNL servirá também o mercado regional e doméstico de gás natural. A empresa se apresenta como uma companhia de "infraestrutura de energia que fornece energia limpa para mercados em desenvolvimento e indústrias emergentes" e destaca que fornece soluções de logística, financiamento e infraestrutura de gás natural.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO