Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 14 de Setembro de 2017 às 22:33

Aumenta o número de cidades e regiões turísticas

Mais cidades têm adotado o turismo como estratégia para promover desenvolvimento, mostra o Mapa do Turismo Brasileiro, estudo do Ministério do Turismo (MTur) lançado nesta quinta-feira. Ao todo, 3.285 municípios em 328 regiões turísticas foram registrados em 2017. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões.
Mais cidades têm adotado o turismo como estratégia para promover desenvolvimento, mostra o Mapa do Turismo Brasileiro, estudo do Ministério do Turismo (MTur) lançado nesta quinta-feira. Ao todo, 3.285 municípios em 328 regiões turísticas foram registrados em 2017. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões.
A região com o maior número de cidades turísticas é a Sudeste, com 1.138. Em seguida, estão as regiões Sul (905), Nordeste (758), Norte (259) e Centro-Oeste (225). Para o ministério, o crescimento registrado neste ano está relacionado às ações de conscientização de gestores municipais e estaduais, que buscaram identificar e classificar mais cidades. Com isso, elas podem acessar políticas públicas diversas, inclusive investimentos.
O mapa serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. Neste ano, ele apresenta nova categorização das cidades, que foram escalonadas de A a E, tendo como parâmetros o fluxo turístico e o número de empreendimentos regulares cadastrados. De acordo com o documento, 740 municípios, o que equivale a 23% do total, estão nas categorias A, B e C. Eles concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais ocupam, em geral, um papel no fluxo turismo regional.
Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela pasta de Turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária. A elaboração do instrumento começa com a inserção de documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, e, em seguida, as regiões apontadas são validadas ou não pelos fóruns e conselhos estaduais de Turismo.
Além da nova classificação, o MTur informou, ao divulgar o novo mapa, que a atualização do instrumento será feita a cada dois anos. Antes, não havia um período fixo para isso. "O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur", afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, que acrescenta que a nova estratégia faz parte do Plano Brasil Turismo, lançado neste ano.

No Estado, 75% dos municípios têm potencial para desenvolver a atividade

Cambará do Sul é um dos destinos destacados no Rio Grande do Sul

Cambará do Sul é um dos destinos destacados no Rio Grande do Sul


/SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO DE CAMBARÁ DO SUL/DIVULGAÇÃO/JC
De acordo com o novo Mapa do Turismo do Rio Grande do Sul, 75% dos municípios do Estado têm algum potencial para desenvolver a atividade. Ao todo, 371 cidades gaúchas apresentam vocação turística, um crescimento de 26% em relação ao ano passado, quando o mapa gaúcho apresentava 294 municípios. O número de regiões (27) se manteve em relação ao levantamento divulgado no ano passado pelo Ministério do Turismo (MTur).
De acordo com o novo mapa, 54 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Nesta lista estão destinos como Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado e Canela, Cambará do Sul, Capão da Canoa e Xangri-lá.
Os demais 317 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo; no entanto, alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e a formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização bianual do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da administração pública.

Oferta de cruzeiros para a temporada cresce

Expectativa é de que 427 mil passageiros viajem neste ano

Expectativa é de que 427 mil passageiros viajem neste ano


/CVC/DIVULGAÇÃO/JC
No dia 15 de novembro, será dada a largada para a temporada de cruzeiros marítimos 2017/2018 no Brasil, com uma oferta 10% superior em relação ao ano passado. As vendas já começaram, e as promoções para pacotes e serviços podem ser um estímulo para quem acalenta o sonho de viajar de navio pelos principais destinos do Brasil.
Na maior operadora de viagens do País, a venda de pacotes superou as expectativas e cresceu, no primeiro semestre, mais de 40%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na temporada 2016/2017, por exemplo, a empresa embarcou 110 mil passageiros em cruzeiros pelo Brasil, o equivalente a 42% da oferta de passageiros atendidos por três empresas. Os incentivos vão de descontos de 15% para compras antecipadas, oferta de pacote de bebidas com preços especiais, entre outros.
"Essa retomada, mesmo que ainda lenta, do mercado de cruzeiros é uma ótima notícia, já que este setor tem grande impacto na economia nacional e movimenta o turismo nas localidades que recebem os navios. Gera negócios, empregos e tem participação importante na arrecadação de impostos", comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Uma das novidades da temporada é a inclusão de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, oitavo destino mais visitado a lazer no País por estrangeiros no ano passado, na rota dos navios. O novo roteiro é uma boa notícia para pais que querem viajar com crianças, já que terão a oportunidade de conhecer um dos parques temáticos mais frequentados do País, o Beto Carrero World, além de Blumenau e praias como Porto Belo e Bombinhas.
A expectativa da Clia Brasil, entidade que reúne os principais armadores do mundo, é embarcar 427 mil passageiros até o final da temporada, em abril de 2018. No total, sete navios farão 121 roteiros por 15 cidades brasileiras e três da Argentina e no Uruguai. "Estamos com cerca de 10% a mais de oferta nesta temporada com mais minicruzeiros e saídas do Rio de Janeiro", comenta o presidente da instituição, Marco Ferraz.
Outra novidade da temporada, além do aumento da oferta de cabines, mesmo com a manutenção do número de embarcações, é a ampliação de rotas de cruzeiros de curta duração, os minicruzeiros.