Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de setembro de 2017. Atualizado às 19h14.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

06/09/2017 - 16h15min. Alterada em 06/09 às 16h15min

Galaxy Note 8 reconhece rosto, mas pode ser enganado por foto

A novidade no smartphone da Samsung pode falhar com facilidade

A novidade no smartphone da Samsung pode falhar com facilidade


Drew Angerer/Getty Images/AFP/JC
Um dos principais recursos do Galaxy Note 8, smartphone recém-lançado pela Samsung, é o reconhecimento facial. Por meio dele, os usuários podem desbloquear a tela ao olhar para a câmera frontal do dispositivo. Contudo, de acordo com o site Business Insider, a tecnologia não é tão precisa quanto parece: em testes, um desenvolvedor conseguiu "enganar" o dispositivo usando uma foto do usuário cadastrado.
No vídeo, publicado pelo desenvolvedor Mel Tajon no Twitter, ele segura o Galaxy Note 8 em frente à tela de outro smartphone, que exibe uma foto dele na tela. O smartphone desbloqueia a tela instantaneamente, como se ele tivesse posicionado a foto para o seu próprio rosto.
De acordo com o desenvolvedor, ele também conseguiu repetir o feito mesmo usando fotos de baixa de qualidade postadas em redes sociais. Isso mostra que é possível, caso o smartphone caia em mãos erradas, que uma pessoa use uma foto para desbloquear a tela e ter acesso a todo o conteúdo armazenado no dispositivo.
Vale lembrar, porém, que o reconhecimento facial não é o único recurso de segurança para desbloquear a tela do Galaxy Note 8. Assim como outros dispositivos com sistema operacional Android, é possível utilizar a impressão digital, uma senha ou desenho.
Lançado em 23 de agosto, o Galaxy Note 8 ganhou tela curva de 6,3 polegadas, apenas 0,1 polegada maior que a do Galaxy S8+, e trouxe para o aparelho a câmera dupla, presente em seu principal rival, o iPhone 7 Plus. O smartphone chegará às lojas dos Estados Unidos em 15 de setembro. A Samsung não revelou o preço sugerido do aparelho durante a apresentação. No Brasil, a operadora Vivo já iniciou o cadastro de interessados para a pré-venda do aparelho.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia