Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 24 de setembro de 2017. Atualizado às 22h10.

Jornal do Comércio

Cultura

COMENTAR | CORRIGIR

Tradicionalismo

Notícia da edição impressa de 25/09/2017. Alterada em 22/09 às 16h15min

Exposição no Memorial da Câmara celebra legado de Paixão Côrtes

Pesquisador do tradicionalismo gaúcho, Paixão Côrtes completou 90 anos em 12 de julho de 2017. Uma exposição no Memorial da Câmara (Loureiro da Silva, 255) destaca a sua história e o seu legado até sexta-feira.
Na mostra itinerante estão 13 painéis de fotos e textos que descrevem a atuação histórica do folclorista, escritor, compositor e radialista nascido em Santana do Livramento.
Com imagens do acervo pessoal do autor, a exposição destaca ainda a atuação dele como integrante do Grupo dos 8, do Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Júlio de Castilhos, e sua parceria com o escritor Barbosa Lessa. 
A mostra aborda também os estudos de Paixão sobre religiosidade popular. Como resume o Memorial da Câmara, a seleção evidencia que, ao longo de sua trajetória, Paixão passou dos aspectos gerais da cultura, como a dança gaúcha e as características do gaúcho, para temas particulares.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia