Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 14 de setembro de 2017. Atualizado �s 22h43.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 15/09/2017. Alterada em 14/09 �s 21h03min

Comunica��o com aut�nomos

A Ford realizou pesquisa em parceria com o Virginia Tech Transportation Institute, dos Estados Unidos, para desenvolver um sistema que permita a comunicação dos futuros carros autônomos com pedestres, ciclistas e motoristas. Hoje, basta um gesto do motorista para o pedestre entender, por exemplo, que pode atravessar a rua; mas, com o advento do veículo autônomo, será preciso criar um novo código de sinais. Uma das propostas consideradas foi uma tela com texto, porém isso exigiria que todas as pessoas falassem a mesma língua. O uso de símbolos também foi descartado, pelo baixo nível de reconhecimento entre as pessoas. No final, os pesquisadores decidiram empregar sinais luminosos, que já são adotados universalmente para indicar direção e frenagem, criando um novo código visual para comunicar quando um carro está operando no modo autônomo, se vai mudar de direção ou partir depois de uma parada. A Ford já trabalha com várias organizações do setor para criar um padrão na indústria, incluindo a International Organization for Standardization e a SAE International. Um código visual comum, que a maioria das pessoas entenda em todos os veículos autônomos e lugares, ajudará a garantir uma integração segura dos carros autônomos aos sistemas atuais de transporte. A empresa também pretende conceber um sistema de comunicação para pessoas cegas ou com deficiência visual.
Híbridos-elétricos
A 13ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias acontece de 21 a 23 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento contará com mais de 50 estandes e trará novidades para veículos pesados, leves e levíssimos, além de componentes e infraestrutura.
Loja premium
A Pirelli e a Rede Bellenzier inauguram, na próxima terça-feira, a primeira loja premium da fabricante de pneus na região Sul do Brasil, localizada em Caxias do Sul. Com 800 metros quadrados e sete boxes de atendimento, o empreendimento exigiu investimento de R$ 5 milhões. Além de comercializar toda a gama de produtos Pirelli, a unidade oferece manutenção e reparo de sistemas de suspensão, freios, amortecedores, balanceamento e alinhamento, troca de óleo, regulagem de faróis, conserto de rodas e higienização do ar-condicionado. Com a nova loja de Caxias do Sul, a Bellenzier chega a 13 unidades no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
Vagas abertas
A MAN Latin America está abrindo mais 300 vagas de trabalho em seu complexo industrial em Resende (RJ), de olho na recuperação dos mercados. A fábrica, cuja jornada em um turno completo já demanda horas extras em três sábados por mês até dezembro próximo, não terá férias coletivas neste ano. Dos 300 postos anunciados, 200 destinam-se à produção de caminhões e ônibus. Outros 100 colaboradores serão necessários à operação do primeiro centro de atendimento ao cliente da empresa.
Estratégia arrojada
O grupo Top Car assumiu, no início do ano, a distribuição dos automóveis da Audi no Rio Grande do Sul. Com duas casas no Estado, uma em Porto Alegre e a outra em Caxias, a empresa vem apostando em uma arrojada estratégia de marketing, focada na experiência do cliente e em eventos de relacionamento. Como resultado, em agosto, registrou crescimento de quase 100% nas vendas: 46 unidades comercializadas, fazendo da Audi a segunda marca de veículos premium com mais emplacamentos no mercado gaúcho. Para a Audi Brasil, o Rio Grande do Sul ocupou, no mês de agosto, a terceira colocação no ranking de vendas, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia