Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Outubro de 2017 às 21:44

Feliz aniversário


ACERVO AMARILDO VIEIRA DE MACEDO/DIVULGAÇÃO/JC
O Hospital Moinhos de Vento completa hoje 90 anos. Inaugurado com o nome de Hospital Alemão (Deutsches Krankenhaus), tinha como missão reproduzir na capital gaúcha as melhores instituições de saúde da Europa à época. Conseguiu. Na imagem, da década de 1950, Irmãs Diaconisas que trabalhavam no local e alunas do curso de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento. Longa vida ao aniversariante.
O Hospital Moinhos de Vento completa hoje 90 anos. Inaugurado com o nome de Hospital Alemão (Deutsches Krankenhaus), tinha como missão reproduzir na capital gaúcha as melhores instituições de saúde da Europa à época. Conseguiu. Na imagem, da década de 1950, Irmãs Diaconisas que trabalhavam no local e alunas do curso de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento. Longa vida ao aniversariante.

A procura por um banheiro I

Proprietária de uma loja de Gramado próxima ao lugar onde ocorrem as provas práticas no CFC local enfrenta um problema inusitado, conta o blogueiro Miron Neto. Nos dias em que as provas ocorrem, cerca de 20 candidatos nervosos e ansiosos procuram o banheiro da loja - só que ao mesmo tempo. O nervosismo é tanto que alguns trancam a casinha e depois não conseguem sair.

A procura por um banheiro II

Outros entopem os vasos ou danificam a porta, desesperados, empurrando-a em vez de puxá-la. Para piorar a situação, a prefeitura exigiu da comerciante que construísse mais um banheiro, para as mulheres. No prejuízo, ela pergunta se isso não é atribuição do CFC. Casos como este se repetem em muitas cidades gaúchas, especialmente na Capital.

Castigo em dobro

Duas coisas sempre deram cana direto no Brasil: depositário infiel e não pagar pensão alimentícia. Pois agora a CCJ da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado federal gaúcho Assis Melo (PCdoB) que aumenta a dor de cabeça dos que não pagaram a pensão: obrigatoriamente, o faltoso terá seu nome incluído no SPC/Serasa.

Revezamento das estrelas

Sempre se disse que o ex-presidente Lula (PT) era capaz de eleger um poste, o que historicamente foi provado, mas o plano do PT agora chama-se Fernando Haddad. Mesmo com gestão ruim na prefeitura de São Paulo, pelo menos é um nome novo, ao contrário dos gaúchos, com revezamento de nomes - galeto, polenta e massa; polenta, massa e galeto; massa, galeto e polenta.

Do melhor serviço...

Afinal, por que existem os Correios? Se o serviço, que já não era lá essas coisas há muitos anos, agora paralisa totalmente em função da greve dos seus funcionários - pelo menos uma por ano. Parece vaga-lume, acende e apaga. Nem carta, nem boleto, nem Sedex, nada. Para o usuário, a tese da privatização do serviço soa como música aos ouvidos.

...à situação atual

Na segunda metade dos anos 1970, a ECT era um caos e cabide de empregos. Foi quando o governo nomeou como interventor um oficial da Marinha, que limpou a casa e tornou os Correios brasileiros um dos cinco melhores do Ocidente. Durante anos, foi assim; até que, há 15 anos, o governo resolveu lotear a empresa com indicações políticas, maioria do PMDB. Deu no que deu.

Rápido e rasteiro

Para que não se diga que só se critica, cá vai uma sugestão para Porto Alegre. Além da revitalização de ruas e de tapa-buracos, o serviço pode ser acelerado se alguns caminhões com asfalto aquecido percorrerem os bairros à procura de crateras para tapá-las na hora. Quando Maurício Dziedricki (PTB) era titular da Smov, a página sugeriu um HPS dos buracos. Dziedricki acolheu a sugestão. Funcionou.

Um problema nacional

Empresa com cerca de 800 funcionários resolveu premiar os que não faltassem nenhum dia ao trabalho no mês. Os zero-falta teriam direito, no final do último dia útil, a um café da manhã especial. A empresa que fornece a alimentação preparou centenas de cafés especiais. Qual o quê. Só 30 se enquadravam em cada um dos dois turnos. Dos que faltaram, a maior parte "entrou de atestado". Isso com o desemprego que temos.
 

Miúdas

  • SÓ no entorno da Santa Casa foram contados três vendedores de cadarços, fora os do Centro. Quantos você compra na vida?
  • TODOS os camelôs estrangeiros vendem os mesmos produtos, sejam relógios, roupas ou adereços. Logo...
  • CIRO Gomes e Carlos Lupi virão dia 5 para a pré-convenção do PDT, que chancelará o nome de Jairo Jorge ao Piratini.
  • PERGUNTARAM ao irrequieto empresário Abilio Diniz (81 anos) como mantinha sua boa forma. Resposta: "Mexa-se".
  • EDUCAÇÃO, vergonha nacional. Era o bordão do senador João Calmon (1916-1999).