Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 24 de Agosto de 2017 às 16:04

Na Expointer, Estado renova a esperança no futuro

Estamos chegando à 40ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários. A Expointer sempre reanima o Rio Grande do Sul e renova as esperanças do Estado, no seu setor mais representativo, que é o da agropecuária.
Estamos chegando à 40ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários. A Expointer sempre reanima o Rio Grande do Sul e renova as esperanças do Estado, no seu setor mais representativo, que é o da agropecuária.
A exposição é uma demonstração do Rio Grande do Sul que sempre deu certo, provando que as dificuldades atuais serão superadas com o esforço conjunto. É um dos mais importantes eventos da tecnologia da agropecuária e da agroindústria da América Latina, com o melhor da genética animal na mostra de dezenas de raças.
Quando há tanto pessimismo com a economia do País e as finanças do Rio Grande do Sul, a Expointer, que começa neste sábado, surge como um raio de sol sobre os campos e todo o Estado. Hoje, quando temos problemas na economia, com retração em setores produtivos, a agropecuária gaúcha mantém-se forte, como sempre. Por isso, a Expointer traz uma lufada de vento fresco sobre o agronegócio do Rio Grande do Sul.
É irresistível o otimismo que toma conta do pessoal do campo e que se estende até as cidades, ecoando seus fluídos positivos em Porto Alegre, em que pulsa o coração administrativo-financeiro do Estado.
Há décadas que a economia gaúcha vai bem quando a agricultura e a pecuária vão bem, fato conhecido pelos gaúchos desde sempre. No entanto, a crise mundial ainda não passou totalmente. E a ainda locomotiva econômica do mundo, os Estados Unidos, estão se recuperando.
Na União Europeia, ainda com lenta retomada, a crise teve reflexos em nossos campos, e a China está refluindo, após uma década de grande expansão econômica. O problema na Europa fez a China desacelerar e comprar menos produtos básicos no exterior, incluindo o Brasil.
Mas a recidiva da crise mundial refluiu. Felizmente, as commodities agrícolas têm mercado, e a safra de grãos do Brasil terá novo recorde anual. Com as exportações sendo recuperadas, com o dólar ficando em torno de R$ 3,20 e R$ 3,30, talvez o Produto Interno Bruto (PIB) cresça além dos pífios 0,5% que estão previstos pelo mercado. E a balança comercial do País está com bom superávit.
Assim, é importante saber que a Expointer tem previsão de vendas quase iguais às do ano passado. O Rio Grande do Sul sempre se engalana para a grande mostra que é uma tradição desde o início do século XX. Primeiro nos Campos da Redenção, hoje local do Parque Farroupilha, a sempre querida Redenção para os porto-alegrenses.
Depois, por muitos anos, passou pelo Menino Deus, chegando, finalmente, na década de 1970, em Esteio, na antiga Fazenda Kroeff. Sempre com trabalho e preparação. O Parque de Exposição que se tornou Assis Brasil, um merecido reconhecimento ao grande criador e político gaúcho, foi sendo ampliado e agregando benfeitorias.
O Prêmio O Futuro da Terra será entregue nesta segunda-feira, às 19h30min, no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), no Parque Assis Brasil. A 21ª edição da distinção reconhecerá projetos que busquem o desenvolvimento da ciência agrária e da tecnologia no Rio Grande do Sul. A premiação é promovida pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs). Uma tradição incorporada ao maior evento do agronegócio sul-rio-grandense.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO