Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 09 de Agosto de 2017 às 16:43

O pacote de maldades

Sem conseguir reorganizar a casa, o governo federal resolveu passar a conta para o cidadão, isto é, vem aumento de impostos por aí.
Sem conseguir reorganizar a casa, o governo federal resolveu passar a conta para o cidadão, isto é, vem aumento de impostos por aí.
O novo pacote prevê, entre outras medidas, a criação de uma nova faixa de Imposto de Renda para quem ganha mais de R$ 20 mil mensais, a tributação de lucros e dividendos, o fim da isenção de Imposto de Renda sobre as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Crédito Imobiliário (LCI), a instituição de ganho de capital sobre heranças e doações e o congelamento da correção da tabela do Imposto de Renda.
A elevação do PIS e da Cofins que incidem sobre os combustíveis foi só a primeira pancada e serviu para a equipe econômica ver a reação da população. Como teve pouca resistência, o governo sente que tem espaço para avançar com mais aumentos.
O interessante dessas propostas é que o PMDB vem dando continuidade à política de divisão já iniciada pelo PT, isto é, o governo espera obter apoio popular por causa da tributação das pessoas com maior renda. Nunca a frase "dividir para conquistar" fez tanto sentido em nosso país. Esse tipo de política só serve para tornar a população ainda mais desunida e, portanto, mais fraca. Consequentemente, o governo fica mais forte e consegue aprovar aquilo que bem entender.
Muito se tem falado em justiça fiscal, mas o que não se fala é que, se o empresário não for remunerado pelo capital empregado, dezenas de empregos deixarão de existir, e não haverá geração de riqueza para a sociedade. Ou alguém acredita que uma pessoa irá correr riscos sem ter contrapartida? Ser empresário no Brasil é ser um herói.
Portanto, temos que ficar muito atentos para toda e qualquer medida proposta pelo governo. Não podemos aceitar que a população, de qualquer classe de renda, pague a conta pela ineficiência do poder público.
Advogado e associado do IEE
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO