Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 29 de agosto de 2017. Atualizado �s 17h23.

Jornal do Com�rcio

Expointer 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Safra

29/08/2017 - 17h11min. Alterada em 29/08 �s 17h27min

Pr�xima safra de ver�o ga�cha ser� 10% menor, aponta Emater-RS

Lavoura de milho � a que vai apresentar maior recuo em produtividade, de 14,9%

�rea plantada de milho deve cair 11,65%, com produ��o 23,8% menor, aponta Emater


PEDRO REVILLION/UERGS/
Guilherme Daroit
Vinda de cinco safras crescentes seguidas, a produção gaúcha de grãos no verão deve finalmente recuar em 2017/2018. Segundo a estimativa da Emater, divulgada nesta terça-feira (29), na 40ª Expointer, as lavouras que começam a ser plantadas e terão colheira no começo de 2018 no Rio Grande do Sul devem produzir 29,9 milhões de toneladas na próxima temporada, 10,09% a menos do que as 33,3 milhões de toneladas colhidas na última safra.
A área plantada deve crescer 1%, para 7,578 milhões de hectares plantados, mas um novo recorde esbarra na produtividade excepcional da última safra.Enquanto a intenção de área plantada é levantada junto aos produtores nos municípios gaúchos, a estimativa da Emater quanto à produtividade é feita com base em uma média ponderada das encontradas nos últimos dez anos.
O preço, aliás, é o principal fator para a queda mais expressiva entre os grãos, que é a esperada para o milho. A área plantada do cereal deve cair 11,65%, e, se confirmada a previsão da Emater, a produção diminuirá 23,8%, atingindo 4,6 milhões toneladas.
O presidente da Emater, Clair Kuhn, ressalta que o modelo é confiável, lembrando que a estimativa feita pela entidade no ano passado errou apenas 0,5% em relação ao número consolidado após a colheita. “Com as médias, conseguimos contemplar as adversidades de clima e mercado. Se fizéssemos a comparação apenas em cima da safra passada, teríamos uma margem de erro muito grande”, explica o diretor técnico da Emater, Lino Moura. Isso porque a última temporada, por ter sido quase perfeita, é classificada como “fora da curva” por Moura.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia