Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de agosto de 2017. Atualizado �s 23h18.

Jornal do Com�rcio

Expointer 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Gen�tica

Not�cia da edi��o impressa de 29/08/2017. Alterada em 28/08 �s 23h21min

Guzolando alia resist�ncia e produ��o

Ra�a produz, em m�dia, 25 quilos de leite ao dia, com alto teor de gordura

Ra�a produz, em m�dia, 25 quilos de leite ao dia, com alto teor de gordura


JONATHAN HECKLER/ JONATHAN HECKLER/JC
Ana Esteves
Pela primeira vez presente em Esteio, a raça leiteria Guzolando se diferencia pela alta resistência a campo, resultando em boa produtividade e redução dos custos com sanidade e alimentação. Oriunda do cruzamento das raças Holandesa e Guzerá, as vacas produzem, em média, 25 quilos de leite ao dia, com alto teor de sólidos totais e gordura, podendo chegar a 40 quilos se criadas confinadas, com manejo intensivo.
Os exemplares trazidos para a Expointer vieram da fazenda Canoas, que fica no município de Curvelo, em Minas Gerais. "Trouxemos dois exemplares da raça com o objetivo de apresentá-los aos produtores gaúchos, para que eles conheçam o diferencial que o sangue Guzerá - considerada a raça mais rústica do mundo - dá para a raça holandesa quando cruzado, com características como melhor adaptabilidade climática, maior precocidade e fertilidade", afirma o pecuarista Antônio Pitangui de Salvo, proprietário da fazenda.
Salvo explica que a raça não é nova e que os cruzamentos na fazenda Canoas são realizados desde a década de 1960. No entanto os primeiros registros da Guzolando na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) ocorreram em 2009. "Trabalhamos com a técnica da fertilização in vitro, realizada com sêmen Holandês em vacas Guzerá", diz Salvo.
Os animais da raça Guzolando apresentam porte médio, são mais dóceis do que as zebuínas e têm pelagens variadas que resultam das combinações das duas raças. Segundo o pecuarista, em 2017, sua propriedade comercializou 160 animais para propriedades em Minas Gerais e São Paulo. A propriedade, que tem tradição na raça Guzerá, participa da Expointer há seis anos. Neste ano, trouxe para Esteio 12 exemplares da raça.
A baixa exigência alimentar está entre as vantagens da raça. "Essas vacas comem qualquer tipo de pasto, até folhas secas, mas também respondem bem com suplementação", conta o tratador dos animais Leonardo Antônio de Araújo. Além disso, Araújo destaca que as vacas Guzolando são muito resistentes ao berne e ao carrapato, proporcionando redução dos gastos com inseticidas e uma produção mais sustentável. "O criador vai gastar menos e terá uma matéria-prima de maior qualidade, com menos resíduos químicos no leite", explica. Resultando em vacas mais longevas, o cruzamento confere maior número de terneiros e de lactações, ao longo de sua vida produtiva, reduzindo a taxa de reposição do rebanho. "Os animais produzem por 10 anos ou mais, com aumento progressivo da produtividade desde a primeira lactação", disse Araújo.
O presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ), Fábio Bittencourt, destaca que a raça holandesa tem alta aptidão leiteira, mas que é mais exigente e mais sensível. "Aliá-la a uma raça zebuína rústica como a Guzerá só poderia resultar em animais excelentes para produção de leite", relata.
Segundo Bittencourt, zebuínos como o Guzerá e o Gir têm boa adaptabilidade climática, respondendo bem a oscilações de temperatura. "São animais oriundos da Índia que vão bem em temperaturas elevadas, mas que também se adaptam ao frio gaúcho, à geada e à falta de pasto, economizando muito em alimento", completa Bittencourt.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia