Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 22 de Agosto de 2017 às 22:45

Consumidor gaúcho é o mais exigente do País

Mais de 1,2 mil gestores de supermercados já passaram pelas aulas do GES nos últimos nove anos

Mais de 1,2 mil gestores de supermercados já passaram pelas aulas do GES nos últimos nove anos

AGAS/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
A capacitação da cadeia supermercadista é uma das bandeiras da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que já desenvolveu inovações e ideias pioneiras, como o projeto De Olho no Futuro - Escola Móvel, que percorre o Estado levando qualificação em um veículo itinerante, e o Gestão em Supermercados (GES), que capacita gestores do setor.
A capacitação da cadeia supermercadista é uma das bandeiras da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que já desenvolveu inovações e ideias pioneiras, como o projeto De Olho no Futuro - Escola Móvel, que percorre o Estado levando qualificação em um veículo itinerante, e o Gestão em Supermercados (GES), que capacita gestores do setor.
O diretor do Comitê de Capacitação, Franck Müller, explica que o trabalho do grupo é discutir e criar iniciativas que atendam às demandas do setor para a realização de cursos em áreas estratégicas de gestão e operação. "O consumidor está fazendo valer o seu dinheiro mais do que nunca, pesquisando e buscando o melhor custo-benefício. Neste cenário, a Agas está atuando em diversas frentes, seja capacitando as equipes, seja oportunizando a novos fornecedores que apresentem seus produtos e levem novas opções ao consumidor mais exigente do Brasil, que é o gaúcho", afirma ele.
Os cursos livres do GES, por exemplo, começaram em março e abril em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria. Durante cerca de seis meses, os alunos receberão uma formação especializada, focada nas áreas de Recursos Humanos, Direito, Marketing, Administração de Loja e Gestão Financeira. Mais de 1,2 mil gestores de supermercados já passaram pelas aulas nos últimos nove anos. Só em 2017, mais de 100 profissionais estarão concluindo o curso entre setembro e novembro.
Outra iniciativa de sucesso é o curso Prevenção de Perdas, fundamental em um período de dificuldade macroeconômica, no qual é muito difícil o aumento das vendas. Segundo Müller, o varejo de sucesso é aquele que consegue minimizar custos sem prejudicar suas operações. "Acreditamos que todas as pontas da cadeia do abastecimento devem estar qualificadas e prontas para o desenvolvimento em conjunto. Especificamente para o consumidor final, desenvolvemos durante o veraneio o Projeto Verão Agas, que circula pelo Litoral Norte levando cursos e oficinas gratuitas ao consumidor final", comenta Müller.

Porta de entrada para o primeiro emprego

Segundo Müller, a Agas busca
manter uma rotina de treinamentos

Segundo Müller, a Agas busca manter uma rotina de treinamentos

CASSIUS SOUZA/DIVULGAÇÃO/JC
O setor supermercadista é porta de entrada para o primeiro emprego de cerca de 20% dos jovens, o que gera uma grande rotatividade nos cargos mais operacionais, como empacotamento, operação de caixa e reposição. Já áreas mais técnicas, como padaria e açougue, não sofrem tanto com a entrada e a saída de pessoal, mas carecem de mão de obra mais qualificada. "A Agas está buscando manter uma rotina de treinamentos na Capital e no Interior para manter o setor capacitado e pronto para atender esse cliente", diz Franck Müller.
O diretor salienta que uma loja de médio porte tem cerca de 50 "subnegócios" dentro dela, e todos precisam estar alinhados e ser rentáveis. "A profissionalização é muito importante. Somente com treinamento, processos e repetição conseguimos a excelência. Também estamos trabalhando forte a questão do engajamento de equipes com vistas à profissionalização e à otimização do atendimento e dos processos internos nas redes supermercadistas", afirma.
 

Mais prática, menos teoria

Implementado na gestão do presidente Antônio Cesa Longo, o Comitê de Capacitação está consolidado na Agas desde 2005. O coordenador de Capacitação, Francisco Brust, conta que a entidade mantém um corpo docente formando por mais de 35 profissionais com experiência em varejo e preocupados em falar a linguagem do supermercadista, que tem particularidades que precisam ser respeitadas. "A ideia é levar mais prática e menos teoria para as aulas. Buscamos dar exemplos do dia a dia do chão de loja", afirma ele.
E foi justamente a possibilidade de trocar experiências e adquirir mais conhecimento que levou o gerente do Super da Praia, de Capão Novo, Airton Monteiro Thomé, a fazer o curso em 2014. Formado em Administração de Empresas e há 22 anos trabalhando em supermercados, Thomé aprovou a experiência do Gestão em Supermercados. "Foi muito positivo, pois trocamos ideias e compartilhamos dos desafios comuns ao setor", conta ele.
Além dos mais de 40 cursos que a Agas oferece, algumas novidades estão sendo apresentadas neste ano. Um dos cursos vai abordar como potencializar as vendas de produtos sem glúten e sem lactose. O objetivo é capacitar o supermercadista para atender um público exigente e em crescimento, que precisa de condições especiais para consumir os alimentos. A capacitação, que ocorre em setembro, vai explicar como comprar, armazenar no depósito e fazer promoções destes produtos.
Para outubro está programada uma capacitação de POPs - como fazer Procedimentos Operacionais Padrão. Brusti explica que o curso será focado na implementação de processos claros de boas práticas na manipulação de produtos e alimentos que requerem cuidado especial, sempre atento à segurança alimentar.
Outra novidade deste ano é um projeto pioneiro desenvolvido pela entidade em parceria com a Nielsen Brasil. Organizado pelo Agas Jovem, o curso reuniu, em julho, 47 gestores de supermercados para discutir quatro módulos (gerenciamento de categorias, gerenciamento de espaço, precificação e inovação). E os professores vieram de São Paulo especialmente para capacitar os associados gaúchos.

Notícias relacionadas