Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Consumo

- Publicada em 31 de Agosto de 2017 às 17:21

Confiança do consumidor volta a crescer em agosto

Taxas de endividamento também cresceram 4,7% em agosto

Taxas de endividamento também cresceram 4,7% em agosto


STOCKVAULT/DIVULGAÇÃO/JC
A confiança do consumidor voltou a crescer em agosto, após três meses de desempenho negativo. Esse é o resultado do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Inec subiu 2,1% em agosto na comparação com julho e atingiu 101,6 pontos.
A confiança do consumidor voltou a crescer em agosto, após três meses de desempenho negativo. Esse é o resultado do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta quinta-feira, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Inec subiu 2,1% em agosto na comparação com julho e atingiu 101,6 pontos.
No entanto, o resultado ainda não é suficiente para reverter o desempenho negativo dos meses anteriores e está em patamar menor que o registrado no primeiro quadrimestre do ano. Na comparação com agosto de 2016, o Inec deste mês está 0,4% menor, além de ser 6,2% inferior à média histórica.
"A alta na confiança é importante, mas como o índice permanece baixo, ainda é insuficiente para projetar uma forte alta do consumo para o futuro próximo", analisa o economista da CNI Marcelo Azevedo, por meio de nota divulgada pela entidade. Entre os componentes do Inec, quatro registraram crescimento em agosto, na comparação com julho, o que explica o aumento do índice. A maior alta, segundo a pesquisa, foi o índice de expectativa de desemprego, de 7,4%. Segundo a CNI, isso sinaliza uma redução no número de pessoas que esperam elevação do desemprego.
O índice de endividamento também cresceu 4,7% em agosto, revelando que as famílias estão reduzindo as dívidas. A pesquisa revela ainda que as finanças das famílias estão melhorando, com o índice de situação financeira registrando alta de 2,2% em agosto. Houve alta de 1,5% também no índice de expectativa sobre a renda pessoal.
O indicador sobre expectativas para compras de bens de maior valor ficou praticamente estável, com alta de 0,1% em agosto. Já o índice de expectativas sobre a inflação teve queda de 1,7% no mês, o que sinaliza, segundo a CNI, a maior preocupação dos brasileiros em relação à alta dos preços. A pesquisa, feita em parceria com o Ibope Inteligência, ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de agosto.
 

Natura diz não acreditar em redução da base de consultoras

O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, afirmou que não acredita em uma continuidade da redução da base de consultoras de venda direta. Para ele, a tendência é de estabilidade depois que o número encolheu ao longo dos últimos 12 meses encerrados em junho.
O executivo falou a jornalistas durante inauguração da nova sede administrativa da Natura, na zona Oeste de São Paulo.
O novo espaço conta com uma Central de Experiência da Consultora, onde há o monitoramento em tempo real do negócio, recebimento de produtos e atuação da base de revendedores. Ferreira afirmou que as consultoras seguem no centro da estratégia da Natura, mesmo com o avanço recente da empresa no varejo.
Ferreira avaliou que existe sinergia entre o canal de varejo, o e-commerce e a venda direta. "Testamos, isso é, vimos que essa combinação gera um melhor negócio para todos, inclusive a Natura. 
A construção do novo prédio utilizou conteúdo reciclado em 14% dos materiais. Mais de 1,6 mil funcionários passam a ficar alocados na nova sede administrativa, que fica ainda ao lado de um centro de distribuição.

Procon e OAB criam Câmara de Mediação no Rio Grande do Sul

Facilitar acordo entre consumidor e fornecedor e potencializar a aprendizagem de acadêmicos em Direito são os objetivos das Câmaras de Mediação de Relações do Consumo, programa criado em 2015 pelo Procon do Rio Grande do Sul (Procon-RS) em parceria com a Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (AFMP).
Nesta sexta-feira, uma nova Câmara de Mediação estará sendo implementada no Estado com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Procon-RS e a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS). 
O protocolo de intenções será assinado pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; a diretora executiva do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira; o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier; e o coordenador da Casa de Mediação da OAB-RS, Ricardo Dornelles.
A Câmara de Mediação aproxima consumidor e fornecedor. Agentes do direito (das instituições parceiras) fazem a mediação de audiências entre clientes e empresas. Na Câmara de Mediação instalada na Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público, de forma quinzenal, estudantes acompanhados de professores e advogados do Procon-RS fazem a mediação.
Em 2016, a câmara encaminhou mais de 80 mediações. A maioria dos casos referem-se a serviços de telefonia. Os índices de resolução são de quase 100% evitando a demanda de processos à Justiça.