Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 31 de Agosto de 2017 às 08:33

Bolsas europeias sobem na esteira de indicadores globais positivos

Agência Estado
As bolsas europeias operam em alta nesta manhã (31), na esteira de indicadores econômicos melhores do que o esperado da zona do euro, da China e dos EUA.
As bolsas europeias operam em alta nesta manhã (31), na esteira de indicadores econômicos melhores do que o esperado da zona do euro, da China e dos EUA.
A inflação anual ao consumidor da zona do euro acelerou de 1,3% em julho para 1,5% em agosto, segundo dados preliminares, superando a projeção de 1,4% de analistas e se aproximando um pouco mais da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de taxa ligeiramente inferior a 2%.
Já a taxa de desemprego do bloco europeu ficou em 9,1% em julho, inalterado ante o mês anterior e no menor nível desde fevereiro de 2009.
"Todos estão acostumados a escrever histórias melancólicas sobre a Europa, mas começamos a ver uma melhora econômica coordenada e alinhada", comentou Stewart Robertson, economista sênior da Aviva Investors. "Mas a inflação ainda luta para se recuperar."
Robertson também notou que o cenário político europeu tem sido bem mais tranquilo do que se previa no começo do ano.
Da China, veio a notícia de que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de manufatura subiu de 51,4 em julho para 51,7 em agosto, surpreendendo economistas, que previam leve baixa do indicador, a 51,3. O PMI chinês ajuda a impulsionar ações de grandes mineradoras negociadas em Londres.
Recentes números da economia dos EUA, por sua vez, mantêm o euro enfraquecido, favorecendo papeis do setor exportador na Europa. Ontem, dados norte-americanos de criação de empregos no setor privado e do Produto Interno Bruto (PIB) surpreenderam positivamente.
Segue no radar a última rodada de negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado "Brexit") entre o secretário britânico David Davis e o principal negociador do bloco comum, Michel Barnier. Após quatro dias de diálogo, Barnier disse em coletiva de imprensa hoje que "não houve progresso" decisivo nas negociações.
Às 8h15min (de Brasília), os ganhos eram generalizados nos mercados acionários europeus: Londres subia 0,77%, Paris avançava 0,75% e Frankfurt tinha alta de 0,63%. Já Milão, Madri e Lisboa tinham valorização de 0,98%, 0,84% e 0,43%, respectivamente. No mercado cambial, o euro recuava a US$ 1,1847 e a libra também se enfraquecia, cotada a US$ 1,2861.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO