Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 22 de agosto de 2017. Atualizado às 14h42.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

O Futuro da Terra

Notícia da edição impressa de 22/08/2017. Alterada em 22/08 às 14h44min

Agrometeorologia reduz impactos no campo

Homero Bergamaschi pesquisa a influência do clima na agropecuária

Homero Bergamaschi pesquisa a influência do clima na agropecuária


JONATHAN HECKLER/JC
Descendente de agricultores, Homero Bergamaschi foi criado no meio rural. O campo sempre foi um ambiente natural para o engenheiro agrônomo, que desde muito novo percebeu a influência do clima na agropecuária. Após iniciar os estudos em sua cidade natal, Encantado, se mudou para a Capital. Mesmo longe da vida rural, a engenharia agrônoma foi a carreira escolhida. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o pesquisador se formou e cursou mestrado. Desde então, dedica sua vida ao mundo acadêmico, sempre com estudos voltados ao tema da agrometeorologia. 
A agrometeorologia se baseia na aplicação do estudo da meteorologia nas atividades agrícolas. Os profissionais da área estudam tecnologias que visam diminuir o impacto de fenômenos climáticos na agricultura. O frio, excesso de calor, e tantas outras variações climáticas são estudadas para encontrar uma aplicação. "Não basta saber da importância do clima para nossa agricultura, é preciso desenvolver o propor tecnologias para avaliar nossos sistemas de produção", destaca o pesquisador.
Na Ufrgs, o engenheiro agrônomo exerceu as mais diversas atividades. Foi professor de graduação no curso de Agronomia, organizou e ministrou diversas disciplinas da Pós-graduação dos cursos de Agronomia, Fitotecnia, Ecologia e Sensoriamento Remoto.
No ano de 1990, promoveu um projeto de pesquisa que reuniu a Ufrgs e a Universidade de Kassel (Alemanha). A parceria entre as universidades resultou na primeira estação meteorológica automática em operação de monitoramento contínuo na Estação Experimental Agronômica (EEA/Ufrgs). Atualmente, Bergamaschi coordena ao lado do professor Moacir Antonio Berlato, o grupo de pesquisas em Agrometeorologia da universidade que há mais de 25 anos realizada pesquisas e desenvolve atividades de ensino, extensão e administração.
O grupo de pesquisas abrange os mais diversos temas, entre eles, o zoneamento agrícola, método de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. A técnica é bastante utiliza, pois é acessível aos produtores rurais e demais pessoas envolvidas no processo. Já o calendário de cultivos auxilia os agricultores a escolherem a melhor época para o plantio. Previsão de safras, diagnóstico de culturas através de modelos agrometeorológicos, imagens de satélites ajustadas à região e calendário de cultivos, também são estudados pelo grupo.
As informações obtidas sobre os temas são divulgadas em publicações científicas, cursos curriculares e extracurriculares, congressos, eventos técnicos, matérias na mídia e consultas do público em geral. Além de pesquisas, o grupo promove o aconselhamento a produtores por meio de sistema de monitoramento de tempo e clima. "Se utiliza muito modelos matemáticos, mas esses parâmetros devem ser conhecidos, por isso, realizamos o aconselhamento", frisa Bergamaschi.
O projeto mais recente do pesquisador é o livro As plantas e o Clima - princípios e aplicações. A obra aborda as relações das plantas como o clima, os processos e aplicações em ecossistemas produzidos e naturais. Todo o conteúdo do livro é baseado em pesquisas do grupo.
Homenageados em 2017
PRÊMIO ESPECIAL
Luiz Carlos Federizzi - Ufrgs
CADEIAS DE PRODUÇÃO E ALTERNATIVAS AGROPECUÁRIAS
Aproccima
Geovano Parcianello - Irga
Jorge Tonietto - Embrapa
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA RURAL E EMPREENDEDORISMO
Julio Otavio Jardim Barcellos - Ufrgs
SIA - Serviço de Inteligência em Agronegócio
Homero Bergamaschi - Ufrgs
Maria do Carmo Bassols Raseira - Embrapa
Antonio Folgiarini de Rosso - Irga
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Cimélio Bayer - Ufrgs
Alianza del Pastizal - BirdLife International
Flávia Fontana Fernandes - UFPel
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia