Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 21 de Agosto de 2017 às 00:15

Caminho de Porto Alegre faz estreia oficial em setembro

Igreja das Dores e Catedral Metropolitana integram roteiro da caminhada do dia 3

Igreja das Dores e Catedral Metropolitana integram roteiro da caminhada do dia 3


BRAYAN MARTINS/BRAYAN MARTINS/DIVULGAÇÃO/JC
Mais de 240 pessoas estão inscritas para participar da primeira peregrinação oficial do Caminho de Porto Alegre, que ocorrerá no próximo dia 3 de setembro, das 7h às 13h, na Capital. O número surpreendeu a presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs), Adriana Reis. O evento é uma iniciativa conjunta da associação e da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (Frentur), para estimular o turismo religioso.
Mais de 240 pessoas estão inscritas para participar da primeira peregrinação oficial do Caminho de Porto Alegre, que ocorrerá no próximo dia 3 de setembro, das 7h às 13h, na Capital. O número surpreendeu a presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs), Adriana Reis. O evento é uma iniciativa conjunta da associação e da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (Frentur), para estimular o turismo religioso.
"Esperamos que muitos visitantes venham do Interior já no sábado e curtam a cidade um dia antes da caminhada", afirma o presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel. A recém-implementada rota de peregrinação a pé passa por pontos turísticos e religiosos do Centro Histórico, da orla do Guaíba e da zona Sul da Capital. A primeira caminhada oficial contará com equipe de apoio, três carros para suporte, distribuição de água para os peregrinos e acompanhamento da guarda municipal e da Brigada Militar.
Inspirado nos demais Caminhos de Santiago (que rumam a Compostela, na Espanha), o Caminho de Porto Alegre tem cerca de 22 quilômetros. "Serve como introdução para quem quiser receber o certificado (que exige um mínimo de 100 quilômetros) de conclusão do Caminho Inglês, que tem 86 quilômetros", explica Adriana.
No final do ano passado, a Catedral de Santiago abriu possibilidade de fazer parte do caminho em outros lugares do mundo para completar a quilometragem que faltava no trecho entre La Corunã, na Galícia (de onde inicia o Caminho Inglês), e Santiago de Compostela. No Brasil, o primeiro estado a implementar um trajeto complementar foi Santa Catarina, com o Caminho de Florianópolis - um trecho de 25 quilômetros entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. No caso de Porto Alegre, a saída ocorre na Catedral Metropolitana, no Centro, e vai até o Santuário de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, na zona Sul. "Quem mora na cidade e quer começar a caminhar, pode andar primeiro 10 quilômetros e completar o trajeto depois", explica Adriana.
Percorridos os 20 quilômetros, o peregrino interessado em concluir o Caminho Inglês pode obter o certificado junto à Acasargs. "Os motivos para participar podem ser muitos, desde religiosos, autoconhecimento, contemplativo, ou até esportivo, pois também a caminhada é um belo exercício", diz o padre José Antônio Sauthier, peregrino e titular do Santuário de Santa Rita de Cássia.
O trajeto é plano, com leves subidas e descidas, o que facilita para quem não tem preparo física. Ainda assim, no dia da primeira caminha oficial, a equipe de monitores contará com profissionais de educação física para o aquecimento dos participantes. "Costumam dizer que não há muitos atrativos turísticos na cidade, porém quem trilhar o Caminho de Porto Alegre verá coisas que não imaginava", opina o assessor parlamentar da Câmara de Vereadores, Vinicius Conte Elias. Ele se refere às quatro igrejas históricas e os santuários Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Schöenstatt, entre outros pontos turísticos da rota.

Objetivo da peregrinação é trabalhar sensações que fazem parte do dia a dia

Com saída do Porto de Coruña, o Caminho Inglês é um dos percursos feitos pelos peregrinos que buscam chegar a Santiago de Compostela, desde o século IX, para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Seu suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela, que é a instituição que concede o certificado de conclusão aos peregrinos que concluem um mínimo de 100 quilômetros de caminhada.
Outros caminhos se espalham por toda a Europa, que, no total, somam oito. A maior parte se liga ao Caminho Francês, que é o mais extenso (880 quilômetros), e cuja rota mais popular entra na Espanha pela zona de Pamplona.
De acordo com o padre José Antônio Sauthier, o importante durante a caminhada é contemplar e aprender com os ensinamentos do trajeto. "Durante a peregrinação, passamos por muitas coisas semelhantes à vida: dores, incômodos, confraternização, entre outras experiências reveladoras".

Municípios gaúchos buscam adaptar suas rotas

Implementado em 2014 pela prefeitura em parceria com o ex-cônsul da Espanha, Jose Pablo Alzina de Aguilar, outro trajeto gaúcho que complementa o trecho Inglês para Santiago de Compostela é o de Santo Antônio da Patrulha. Contando com 19 quilômetros, a rota, no entanto, passa por somente uma igreja. "Para ser complementar ao Caminho Inglês, precisamos de, no mínimo, três carimbos, ou seja, pelo menos mais dois santuários devem integrar o trajeto", explica a presidente da Acasargs, Adriana Reis. "Mas isso está sendo providenciado, através da adaptação da rota", adianta.
Previsto para ser implementado em maio de 2018, o roteiro religioso Caminhos de Caravaggio foi pauta da reunião dos secretários de Turismo, técnicos e servidores de Nova Petrópolis, Farroupilha, Caxias do Sul, Gramado e Canela. O trajeto terá 16 quilômetros e vai interligar os caminhos de Caravaggio existentes nas cidades de Farroupilha a Canela. Nova Petrópolis terá a parte mais extensa do percurso, com 70 quilômetros pelo interior do município.
O roteiro local contará com igrejas, grutas e atrativos turísticos nas localidades de Linha Pirajá, Centro, São Jacó, Treze Colônias, Nove Colônias e Linha Imperial. De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, a cidade entra para o segmento de turismo religioso com esta iniciativa. Ao todo, o trecho que passará pelo município conta com 17 igrejas. Em recente visita ao município de São Miguel das Missões, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, comentou que gostaria que o Caminho das Missões fosse tão bem estruturado e tivesse o mesmo prestígio, reconhecimento e tradição que tem o Caminho de Santiago de Compostela.