Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Agosto de 2017 às 16:06

Procon notifica Oi e Vivo por mais de 7,5 mil queixas em Porto Alegre

Empresas já receberam as notificações e terão 10 dias para se manifestar

Empresas já receberam as notificações e terão 10 dias para se manifestar


MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/JC
Atualizada às 17h de 6/8/2017.
Atualizada às 17h de 6/8/2017.
O Procon Porto Alegre decidiu agir contra as companhias de telefonia, que lideram as reclamações de consumidores na Capital. O órgão informou, neste sábado (5), que instaurou processo administrativo contra a Oi-Brasil Telecom e a Vivo-GVT, que somam juntas 7,5 mil reclamações em dois anos. Segundo a diretora executiva do Procon porto-alegrense, Sophia Martini Vial, as queixas envolvem falhas e baixa qualidade na prestação do serviço.
O órgão já comunicou as duas empresas, que têm 10 dias para apresentar as defesas. A Oi-Brasil Telecom soma 3.717 queixas entre julho de 2015 e julho de 2017. A Vivo-GVT registra 3,7 mil reclamações no mesmo período. A maioria dos casos se refere à falta de cobertura de sinal, cobranças indevidas e venda de serviço de telefonia sem a devida cobertura na área comercializada. 
“Apesar destas empresas manterem um canal telefônico direto conosco e um atendimento especializado para o Procon na loja das operadoras mais próxima do órgão municipal, as reclamações seguiram e não houve nenhuma solução adequada que reduzisse substancialmente o número de queixas que chegaram ao Procon”, explica Sophia. A medida adotada busca uma solução coletiva. Denúncias de problemas podem ser feitas pelo site do Procon municipal, ou pelo atendimento presencial na Rua dos Andradas, 686, Centro Histórico da Capital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Outro lado

Em nota, a Oi garante que fez "melhoria substancial nos indicadores de qualidade neste ano". A companhia confronta que, em relação ao primeiro trimestre de 2016, teria tido queda de 21,5% no Procon, de 28,2% nas reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 55,7% nos processos no Juizados Especiais Cíveis. No Procon Porto Alegre, a Oi alega que tem o menor número de queixas em 2017. Além disso, a empresa informa que investiu mais de R$ 60,6 milhões no primeiro trimestre do ano no Rio Grande do Sul. "A companhia está priorizando investimentos em infraestrutura e modernização da rede para melhoria da qualidade do serviço aos clientes da capital gaúcha", diz a nota.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO