Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Agosto de 2017 às 22:18

Acordo fechado


LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC
O presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, assinou, nesta quinta-feira, em Gravataí, com o governador José Ivo Sartori (PMDB), o documento que formaliza o investimento de R$ 1,4 bilhão na planta (matéria nesta edição). Em seu discurso, Sartori destacou o trabalho do chefe da Casa Civil, Fábio Branco (PMDB), para atrair o aporte da montadora. Branco foi secretário do Desenvolvimento por dois anos e conduziu a negociação.
O presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, assinou, nesta quinta-feira, em Gravataí, com o governador José Ivo Sartori (PMDB), o documento que formaliza o investimento de R$ 1,4 bilhão na planta (matéria nesta edição). Em seu discurso, Sartori destacou o trabalho do chefe da Casa Civil, Fábio Branco (PMDB), para atrair o aporte da montadora. Branco foi secretário do Desenvolvimento por dois anos e conduziu a negociação.

Mundo cruel

Quando uma coisa pode dar errado, dará. A Lei de Murphy se aplica com precisão no caso de uma leitora. Um assaltante entrou na sua casa e, além de levar objetos, carregou também "uma pizza quentinha e um refrigerante geladinho". A parte dois da desgraça foi que não pode ver a novela, porque houve a transmissão da votação na Câmara dos Deputados.

Capital & Trabalho

O deputado federal gaúcho e metalúrgico Assis Melo (PCdoB) foi homenageado na 32ª edição do Prêmio Honra ao Mérito Marcopolo, pelos 30 anos de serviços prestados à empresa caxiense e por sua trajetória iniciada em 1980. Se há décadas fosse anunciado que uma empresa capitalista da gema homenagearia um comunista militante, haveria uma epidemia de pulsos cortados.

Por falar em presente...

...no caso dos pais que tem filhos pequenos, o mimo que o pai ganha será comprado com seu próprio dinheiro. E há uma multidão de pais que sabem que receberão chinelos, pijamas ou cuecas dos rebentos.

Bem na foto

O curso sobre energia fotovoltaica, promovido até sábado pela Rota Solar, renderá frutos para a creche Piu Piu, da comunidade da Vila Planetário, em Porto Alegre. Uma usina solar montada pelos participantes do curso será doada para a instituição.

Às compras, cidadãos!

O SPC Brasil e a CNDL divulgam estudo mostrando que o percentual de pessoas que comprarão presentes no Dia dos Pais será maior que em 2016, o que é uma boa notícia. Além disso, no ano passado 49% dos pesquisados não tinham intenção de comprar presentes, contra 41% neste 2017.

Reforço externo

O mundo hoje é assim: as novidades são atropeladas por outras novidades logo ao nascer. Desde sempre parlamentares usam jornalistas das respectivas casas ou trazem CCs para desempenhar a função. Começam a se multiplicar os casos em que os políticos dispensam os de casa e contratam assessorias de imprensa. Caso de um vereador da Capital.

A volta da caneta

Ao fim da cerimônia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, abordou Sartori para entregar uma caneta. Foi uma devolução. Há um ano, Ascari expropriou o objeto quando fez uma visita ao Palácio Piratini para defender os empregos na GM. Nesta quinta-feira, fez a devolução com um apelo: que o governador assinasse a volta do terceiro turno na planta de Gravataí. Sartori sorriu. Deve ter conferido a carga depois.

Estranho no ninho

Além de dois executivos pesos-pesados da GM, estavam no palco a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre e cinco peemedebistas: Sartori, Branco, Giovani Feltes (Fazenda), Márcio Biolchi (Desenvolvimento) e o prefeito de Gravataí, Marco Alba. O estranho no ninho era o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, do PT. Mas tudo na boa.

Miúdas

  • QUANTIDADE de pessoas que relatam estados gripais severos apesar da vacina é expressiva.
  • POR enquanto, a palavra "palhaçada" é aparentemente a mais utilizada para descrever a votação.
  • OUTRO modismo é "realinhamento" de empresas. Já nos carros se faz o "alinhamento" das rodas desalinhadas.
  • PSDB está rachado com a votação, afirmam tucanos. Só pode rachar algo que antes era sólido. Que nunca foi o caso.
  • NÃO há nenhuma semana decisiva para Michel Temer (PMDB) no horizonte. Provisoriamente.
  • QUATRO presos aproveitaram o barulho de chuva no telhado para acobertar a fuga de instituto penal. E nem choveu tão forte assim.

Finais

  • FRANCISCO Turra receberá o Prêmio Personalidade do Agronegócio durante Congresso Brasileiro do Agronegócio, dia 7/São Paulo.
  • EMPRESAS ligadas ao Sindasseio-RS participam de 8 a 10 da Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para o setor.
  • ADVOGADO Maurício Goes (TozziniFreire) fala nesta sexta-feira/10h15min no Seminário da Agetra sobre a Reforma Trabalhista na Escola Judicial do TRT-4.