Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 31 de Julho de 2017 às 18:06

Sérgio Cabral nega propina de Eike Batista e diz que recebeu caixa-2

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) negou em depoimento ter recebido propina do empresário Eike Batista. Ele afirmou que recebeu contribuição eleitoral via caixa-2 do chefe do grupo EBX.
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) negou em depoimento ter recebido propina do empresário Eike Batista. Ele afirmou que recebeu contribuição eleitoral via caixa-2 do chefe do grupo EBX.
O peemedebista voltou a negar ter mantido contas no exterior em nome dos irmãos Renato e Marcelo Chebar. De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, Eike pagou US$ 16,5 milhões num banco no Panamá, e depois transferidos para o Uruguai.
"Eu recebi esses recursos na campanha de 2010. Eu não sei qual foi o modus operandis dele para receber", afirmou ao juiz Marcelo Bretas.
Num longo depoimento de duas horas, Cabral voltou a defender seu governo, atacar delatores do esquema e pediu acareação com os doleiros que lhe atribuíram US$ 100 milhões no exterior.
"Quero ver se eles têm coragem de falar, olho no olho, que essas contas eram minhas", disse Cabral.
O ex-governador afirmou que pediu em 2010 recursos para a campanha eleitoral. De acordo com o relato, o empresário disse que o repasse deveria ocorrer via caixa-2. E Flávio Godinho, ex-braço-direito de Eike, pediu que a transferência ocorresse no exterior.
Segundo o ex-governador Sérgio Cabral, ele indicou os irmãos Chebar para receberem os recursos. Mas, segundo o ex-governador, não participou do recebimento dos recursos.
O peemedebista disse mais uma vez que se apropriou de sobras de caixa-2 de campanha. Mas, pela primeira vez, disse: "a quase totalidade do caixa-2 foi gasta na política, não para me enriquecer".
O peemedebista não foi questionado sobre empréstimos de jatos por Eike Batista. Em seu depoimento, o empresário disse ser difícil dizer "não" a um governador.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO