Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 11 de Julho de 2017 às 15:53

Líder do Estado Islâmico está morto, diz ONG; Pentágono não confirma

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou nesta terça-feira (11) que fontes da milícia radical Estado Islâmico (EI) confirmaram a morte do líder do grupo extremista, Abu Bakr al-Baghdadi.
A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou nesta terça-feira (11) que fontes da milícia radical Estado Islâmico (EI) confirmaram a morte do líder do grupo extremista, Abu Bakr al-Baghdadi.
Questionada sobre o anúncio, a coalizão internacional que combate o EI liderada pelos Estados Unidos disse não estar em condições de confirmar a informação.
"Autoridades do EI presentes na província (síria) de Deir Ezor confirmaram ao OSDH a morte de Abu Bakr al-Baghdadi, emir do EI", declarou o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman.
"Nós tomamos conhecimento hoje, mas não sabemos quando e como ele morreu", acrescentou.
Se confirmada, a morte de Baghdadi será um novo severo golpe ao grupo extremista sunita, que acaba de ser expulso de Mossul -seu último grande reduto urbano no Iraque- e é alvo de uma ofensiva da aliança árabe-curda em seu principal reduto sírio de Raqqa.
Logo após a divulgação da informação pela ONG, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que houve uma "grande vitória contra o Isis".
Baghdadi "estava na província de Deir Ezzor", no leste da Síria, nos últimos meses, completou o diretor da OSDH, ressaltando, porém, que não está claro se ele havia sido morto nessa região, ou em outro lugar.
A província de Deir Ezzor permanece em grande parte controlada pelo EI, embora a organização continue a perder terreno no país e também no vizinho Iraque.
Em 22 de junho, a Rússia afirmou que muito provavelmente havia matado Abu Bakr al-Baghdadi em um ataque aéreo em 28 de maio, próximo a Raqqa, no norte da Síria. Essa informação não foi confirmada por nenhuma outra fonte.
Em reação ao anúncio do OSDH, o porta-voz americano da coalizão internacional, coronel Ryan Dillon, indicou que "não pode confirmar esta informação, mas espero que seja verdade".
Desde 2014, boatos sobre a morte de Al-Baghdadi circularam com certa regularidade, mas nunca foram confirmados. Os Estados Unidos ofereciam 25 milhões de dólares pela captura do líder extremista.
Até o momento, o EI não confirmou nem negou oficialmente a informação em seus canais de comunicação habituais.
Abu Bakr al-Baghdadi não dava sinais de vida desde uma gravação de áudio divulgada em novembro, logo após o lançamento da ofensiva em Mossul. No áudio, ele exortava seus homens a lutarem até o martírio. O terrorista teria deixado a cidade no início do ano.
Foi em Mossul que o chefe do EI fez sua única aparição pública, em julho de 2014, na mesquita Al-Nuri.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO