Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 12 de Junho de 2017 às 16:32

Rede pede ao STF anulação do julgamento da chapa Dilma-Temer

A Rede Sustentabilidade apresentou na tarde desta segunda-feira uma Reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Rede Sustentabilidade apresentou na tarde desta segunda-feira uma Reclamação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O partido pede que o Supremo decida por um novo julgamento, mas, desta vez,"considerando as provas colhidas em depoimentos prestados pelos executivos da empreiteira Odebrecht.
A Rede ainda pede que o processo no TSE seja suspenso até que o pedido seja julgado pelo Plenário do STF. O TSE decidiu por 4x3 pela absolvição da chapa Dilma-Temer.
"Porém, a decisão do TSE é claramente incompatível com a proferida pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 1.082-DF. Primeiro, porque o STF rejeitou o argumento de que a apreciação pelo juiz eleitoral de fatos supervientes violaria o devido processo legal e corolários, desde que sejam resguardados os meios necessários à ampla defesa da parte interessada, como a notificação dos interessados, possibilidade de oposição de argumentos, que foram amplamente observados no TSE."
Segundo a reclamação apresentado ao STF, a Rede alega que prevaleceu no TSE uma visão de preservação da "estabilidade político-social dos mandatos".
"O Supremo Tribunal Federal decidiu, em precedente vinculante para todos os Tribunais (inclusive para o TSE), o oposto: como as ações eleitorais se destinam à garantia da lisura do processo eleitoral, elas tutelam interesses públicos indisponíveis, avultando a importância que o juiz persiga e reúna os elementos necessários para a formação da sua convicção, e assim resguarde a eficácia e a qualidade da sua decisão."
No documento de 37 páginas, assinado pelos advogados Rodrigo Brandão Viveiros e Daniel Carvalho Cardinali, o partido pede em medida liminar que o Tribunal Superior Eleitoral considere as provas colhidas em depoimentos dos executivos da Odebrecht, ou, caso não seja deferido o pedido, que o STF suspenda o julgamento até que a reclamação seja julgada pelo Plénário.
A Rede pede que sejam requeridas informações ao TSE, no prazo de dez dias, que a Procuradoria-geral da República se manifeste no prazo de cinco dias e que sejam intimados as defesas de Dilma Rousseff e de Michel Temer.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO