Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 13 de Junho de 2017 às 23:26

Governo gaúcho homologa 20 decretos de emergência

Obra inacabada na Ilha da Pintada criou um rio paralelo ao Guaíba

Obra inacabada na Ilha da Pintada criou um rio paralelo ao Guaíba


LEANDRO SERÉ/DIVULGAÇÃO/JC
Embora a instabilidade tenha dado uma trégua desde sexta-feira, a situação continua crítica em várias cidades do Rio Grande do Sul. Dos 193 municípios atingidos, a Defesa Civil estadual registra 115 em situação de emergência. No total, são 12.243 pessoas desabrigadas (2.709) e desalojadas (9.534).
Embora a instabilidade tenha dado uma trégua desde sexta-feira, a situação continua crítica em várias cidades do Rio Grande do Sul. Dos 193 municípios atingidos, a Defesa Civil estadual registra 115 em situação de emergência. No total, são 12.243 pessoas desabrigadas (2.709) e desalojadas (9.534).
Por enquanto, o Estado homologou os decretos em Áurea, Catuípe, Chiapetta, Cristal, Itapuca, Itaqui, Miraguaí, Panambi, Pedras Altas, Pirapó, Roque Gonzáles, Santo Ângelo, São Borja, São Jerônimo, São José das Missões, Sinimbu, Terra de Areia, Três Arroios, Tunas e Uruguaiana. A partir do reconhecimento oficial, a cidade passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária.
Uruguaiana, na Fronteira-Oeste, segue como a cidade mais afetada pela enchente. Ainda há 1.399 famílias desalojadas e 68 desabrigadas, o que totaliza 6.162 moradores desamparados. A prefeitura estima que mais de 24 mil pessoas tenham sido afetadas, direta e indiretamente. Na segunda-feira, os ministros do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da Integração Nacional, Hélder Barbalho, sobrevoaram a região e se reuniram com o prefeito Ronnie Mello. Durante a visita, Terra prometeu a liberação de R$ 1 milhão para a cidade.
O ministro do Desenvolvimento Social também visitou, nesta terça-feira, a região do Vale do Caí. Ele reforçou a promessa de antecipar o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família. Da mesma forma, acenou com a liberação de "recursos volumosos" para reconstruir estradas e pontes.
Na Capital, a situação mais preocupante continua sendo na região das Ilhas. Nesta terça-feira, os vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram o bairro Arquipélago, na zona Norte. De acordo com o vereador Roberto Robaina (PSOL), na Ilha da Pintada, uma obra de calçamento inacabada, na rua Nossa Senhora da Boa Viagem, criou um "rio paralelo ao próprio rio Guaíba". Os trabalhos, atualmente paralisados, têm previsão de término para o final de julho. Robaina garante que um dos pleitos junto à Câmara será a agilidade na execução e no término da obra. "Pretendo solicitar uma audiência com o secretário Elizandro Sabino, da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, responsável pela obra, para agilizar o término." Além disso, o vereador promete se dedicar a aperfeiçoar a assistência social destinada à região.
Os rios devem seguir baixando nos próximos dias, já que não há previsão de chuva no Estado. Nesta quarta-feira, as temperaturas variam entre 6 e 23 graus, e, na quinta, entre 7 e 26, com predominância de céu nublado e nevoeiro. Na Capital, os termômetros devem oscilar entre 11 e 20 graus na quarta-feira e 12 e 23 na quinta. A temperatura mais baixa desta terça-feira, de 3,6 graus, foi em Jaguarão, e a mais alta, de 23,5, em São Luiz Gonzaga. Na Capital, variou entre 11,7 e 20,8 graus.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO