Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 02 de Junho de 2017 às 20:04

Iceberg gigante está prestes a se desprender da Antártica

Agência Estado
Um iceberg gigante, quase do tamanho do Distrito Federal, poderá se formar em breve, a partir do desprendimento de uma plataforma de gelo na Antártica, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas do País de Gales, no Reino Unido.
Um iceberg gigante, quase do tamanho do Distrito Federal, poderá se formar em breve, a partir do desprendimento de uma plataforma de gelo na Antártica, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas do País de Gales, no Reino Unido.
De acordo com o estudo, uma rachadura na plataforma de gelo Larsen C cresceu 17 quilômetros nos últimos dias, formando uma fenda de mais de 130 quilômetros de extensão, com cerca de 100 metros de largura e 500 metros de profundidade.
Se a fenda aumentar mais 13 quilômetros - o que deverá acontecer em breve, segundo os cientistas -, a plataforma se descolará totalmente do continente, formando um dos maiores icebergs já registrados no mundo, com 5 mil quilômetros quadrados de área.
A descoberta, divulgada nesta sexta-feira (2), foi feita a partir da análise dos últimos dados de satélites sobre a plataforma Larsen C, que tem sido continuamente monitorada por pesquisadores do Projeto Midas, da Universidade de Swansea (País de Gales).
"No maior salto desde janeiro, a fenda na plataforma de gelo Larsen C cresceu mais 17 quilômetros entre 25 de maio e 31 de maio deste ano. Isso moveu a ponta da fenda para apenas 13 quilômetros até o limite da plataforma, que provocará seu desprendimento, formando um dos maiores icebergs já registrados", disse o diretor do Projeto Midas, Adrian Luckman.
Além de avançar rapidamente, a fenda também fez uma curva em direção ao limite da plataforma, indicando que a ruptura está provavelmente muito próxima. "A fenda agora entrou completamente na zona de gelo macio que se origina na Península Cole e parece haver muito pouco a fazer para evitar que o iceberg se separe completamente", disse Luckman.
De acordo com os pesquisadores, a perda de uma área tão grande de gelo deixará toda a plataforma mais vulneráveis a futuras rupturas. A Larsen C tem aproximadamente 350 metros de espessura e flutua no mar nos limites da Antártica Ocidental, contendo o fluxo das geleiras que a alimentam.
"Quando se desprender, a plataforma de gelo Larsen C perderá mais de 10% de sua área, deixando seus limites na posição mais retraída já registrada. Esse evento mudará completamente a paisagem na Península Antártica", afirmou Luckman.
De acordo com o cientista, o grupo já mostrou que a nova configuração será menos estável que a existente antes da abertura da fenda. Com isso, a Larsen C poderá ter o mesmo destino de outra plataforma de gelo vizinha, a Larsen B, que se desintegrou em 2002 após um evento semelhante induzido por uma fenda.
Os cientistas afirmam que não há evidências suficientes para ligar o crescimento da fenda - e o eventual desprendimento do iceberg - às mudanças climáticas globais. No entanto, é amplamente aceito pela ciência que o aquecimento dos oceanos e da atmosfera tem sido um fator importante na desintegração de outras plataformas de gelo na Península Antártica. A plataforma Larsen A se desfez em 1995 e a Larsen B, em 2002.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO