Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 30 de junho de 2017. Atualizado às 14h09.

Jornal do Comércio

Cooperativismo 2017

COMENTAR | CORRIGIR

Agropecuária

Notícia da edição impressa de 30/06/2017. Alterada em 30/06 às 14h11min

Cooperativas históricas, Santa Clara e Aurora continuam comemorando bons resultados

Santa Clara, cooperativa de laticínios mais antiga do País, completou 105 anos

Santa Clara, cooperativa de laticínios mais antiga do País, completou 105 anos


SANTA CLARA/SANTA CLARA/DIVULGAÇÃO/JC
Em 1911, pequenos produtores rurais vindos da Europa iniciaram uma mini produção de queijos e manteiga, na comunidade de Santa Clara, então distrito da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Hoje, com 105 anos de história, comemorados no dia 10 de abril, a Cooperativa Santa Clara se tornou a cooperativa de laticínios mais antiga do País. Atualmente, são duas indústrias de laticínios, de leite longa vida, frigorífico, fábrica de rações, cozinha industrial, postos de recebimento e resfriamento de leite, suinoculturas, cinco centros de distribuição, além de supermercados e mercados agropecuários, localizadas em 21 cidades gaúchas, além de Curitiba e São Paulo. A cooperativa emprega diretamente mais de 2 mil funcionários, sendo cerca de 5 mil famílias associadas, e 3,3 mil produtores de leite.
O envolvimento com as comunidades locais não deixou de ser característica da Santa Clara, que vem realizando comemorações pela passagem do aniversário em todas as cidades em que possui sede. Além disso, os números positivos permitem com que o cronograma para instalação de uma nova unidade em Casca, até 2019, seja cumprido, podendo gerar cerca de 200 novos empregos diretos na localidade. "Quem trabalha, é organizado, tem história e persistência vai continuar progredindo", afirma o presidente da Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, otimista e orgulhoso do cooperativismo, "um pilar fundamental para o desenvolvimento comunitário", segundo ele.
A Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, também é outra com uma longa história - 86 anos - construída no Rio Grande do Sul. Hoje, ela é formada por 1,1 mil famílias produtoras de uvas e 460 funcionários que, juntos, enfrentaram a crise e propiciaram um crescimento de 18% no faturamento em relação ao ano de 2015. E a projeção é de ainda mais prosperidade, tendo em vista os 71 milhões de quilos de uvas da safra deste ano, o que promete um 2017 extremamente produtivo.
O cultivo de uva é propulsor da economia local, movimentando famílias em diversos distritos da região. "A maioria dessas propriedades é minufúndio. Todas têm em comum o cultivo das videiras, entre variedades híbridas americanas e vitis viníferas. Nossos técnicos e agrônomos atendem a todos esses produtores associados durante o ano, em todas as etapas do cultivo, dando respaldo a essa produção com orientações, assistência e materiais", explica o presidente Itacir Pedro Pozza, que cita ainda os seminários que são realizados para mulheres e jovens, valorizando a importância de sua participação no processo produtivo.
Essa grande quantidade de uvas garante não só vinhos com indicação de procedência exclusivamente da região de Pinto Bandeira, mas também de suco natural de uva, um mercado que vem se expandindo. "O suco de uva integral vem crescendo ano após ano, mesmo nesse último período em que as diferentes cestas de consumo sofreram redução. Nossa produção acompanha esse aumento de demanda, crescendo significativamente. Hoje, o suco de uva integral representa cerca de metade de nossa produção", afirma, citando ainda a forte participação do suco de uva integral na merenda escolar, o que inspirou a criação de um aplicativo em forma de jogo, no qual o personagem vai ganhando vidas conforme o consumo da bebida.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia