Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de junho de 2017. Atualizado às 23h25.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Cooperativismo

Notícia da edição impressa de 27/06/2017. Alterada em 26/06 às 20h33min

Cooperativas promovem Dia de Cooperar no sábado

Apresentações artísticas para a população fazem parte da programação

Apresentações artísticas para a população fazem parte da programação


/WEIMER CARVALHO/DIVULGAÇÃO/JC
As cooperativas gaúchas estão mobilizadas para desenvolver o programa Dia de Cooperar - também conhecido como Dia C, que ocorre no próximo sábado, dia 1 de julho. O evento, em Porto Alegre, será no largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas de artesanato, orientação financeira e sobre cooperativismo, além de apresentações artísticas. No Interior, cooperativas comemoram a data nos municípios de Santa Maria, São Borja, Pelotas, Santa Rosa, Santo Ângelo, Nova Petrópolis, Erechim, entre outros.
O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual até 2030.
No Rio Grande do Sul, diversas ações já foram desenvolvidas nesse sentido: inauguração de uma biblioteca de rua, em Santa Rosa; campanha de arrecadação de donativos, em Espumoso; campanha de incentivo à doação de órgãos, em Porto Alegre; campanha de cadastro de doadores de medula óssea, em Rio Grande; limpeza das margens do rio Taquari, em Taquari; atendimento e shows para a comunidade, em Carlos Barbosa; entre outras.
Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o País. No Rio Grande do Sul, em 2016, 119 cooperativas e mais de 6 mil voluntários desenvolveram 148 projetos em 93 municípios que beneficiaram mais de 120 mil pessoas.
No Brasil, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades ocorreram em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal.
Neste ano, a meta é beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com projetos contínuos. No Rio Grande do Sul, estima-se que cerca de 7 mil voluntários de 130 cooperativas já estão engajados em 180 projetos para beneficiar mais de 200 mil pessoas.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia