Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 18 de junho de 2017. Atualizado às 21h22.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Osni Machado

Empresários & Cia

Notícia da edição impressa de 19/06/2017. Alterada em 16/06 às 17h47min

Gramado fortalece sua vocação turística

Hoje, 85% da economia do município está no turismo

Hoje, 85% da economia do município está no turismo


CLEITON THIELE/CLEITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC
Gramado é referência quando se pensa em turismo e cultura. Em realidade, existe um longo trabalho na construção de sua identidade. Falar só em vocação para o turismo e negar uma trajetória de planejamento e integração local.
Um trabalho que reúne dedicação para dar continuidade nos projetos culturais e no desenvolvimento turístico, como também na busca pela renovação de suas propostas para atrair os turistas e desenvolver os negócios.
Por exemplo, Gramado organiza eventos para ocupação da cidade, não só no inverno, como também em outras estações do ano. A administração pública do município estabeleceu metas com o objetivo de unir interesses comuns entre a comunidade e entidades de diversos segmentos.
A secretária municipal de turismo, Rubia Frizzo, explica que o calendário oficial de eventos demanda um planejamento cuidadoso. Diz que as atividades são par e passo com a dotação orçamentária e que administração municipal analisa propostas vindas da sociedade para parcerias.
Rubia diz que novas oportunidades em eventos surgem como forma de chamar as pessoas para o município. Ela cita, por exemplo, o Gramado in Concert, que em 2018 chegará à quarta edição, consolidando sua presença no calendário oficial de eventos. O Gramado in Concert ocorre em fevereiro e reúne músicos de todo o mundo para workshops e concertos de música erudita e popular no formado instrumental. Em fevereiro, também ocorre o Gramado Fantasia.
Hoje, destacam-se eventos como: Páscoa (março e abril), Festa da Colônia (abril e maio), Festival de Cinema (agosto), Festival de Cultura e Gastronomia (outubro) e Natal Luz (outubro a janeiro). 
Conforme Edson Humberto Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelos grandes eventos locais, existe uma questão cultural: os antigos moradores sempre zelaram pela natureza e cuidado com os visitantes. Ele explica que, hoje, 85% da economia de Gramado está no turismo e diz que as escolas do município orientam os alunos para estes aspectos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia